Como tornar sua comunicação acessível?

Quando o assunto é preparar uma apresentação, muitas pessoas dedicam inúmeras horas a essa tarefa.

O objetivo é fazer o pitch perfeito, a palestra ideal, um workshop incrível… E tudo isso pensando sempre no conteúdo.

No entanto, o mais importante de qualquer discurso não é apenas o conteúdo, mas sim, entender quem é o seu público e como você pode planejar da maneira mais eficaz o seu discurso. 

Na aula de hoje, vamos elencar o passo a passo para a preparação de um discurso ideal e como você pode, de maneira prática, utilizar esse recurso em sua próxima apresentação.

1. Conheça seu público

Antes de começar a pensar no seu discurso, é importante conhecer a audiência com a qual você vai se comunicar. Assim, com essas informações em mente, você ajusta o seu tom de voz, sua comunicação não verbal e até mesmo as histórias e exemplos que vão ilustrar sua narrativa. O tom de voz e a postura corporal podem transmitir informações sobre você e sua mensagem.

Se você estiver falando com um público mais jovem e descontraído, pode adotar um tom de voz mais informal e uma postura mais relaxada. 

Por outro lado, se estiver falando com um público mais formal e conservador, um tom de voz mais sério e uma postura mais ereta podem ser mais apropriados. 

2. Quanto mais simples, melhor

Independentemente do público, é importante utilizar uma linguagem que seja clara e simples. Assim, você aumenta as chances de que sua mensagem seja compreendida por toda a audiência. 

Por isso, evite jargões, termos técnicos e palavras difíceis – a não ser, é claro, que você vá fazer uma apresentação mais nichada e para profissionais que possam compreender estas expressões. 

Por exemplo, se você for advogado e for dar uma palestra para outros advogados, pode – e deve – usar palavras e expressões comuns à profissão. Mas, se for falar com um cliente que não está acostumado com esses termos, simplifique.

Lembre-se, uma boa comunicação precisa e deve ser acessível para todos. 

3. Conte histórias e use exemplos

Storytelling é a arte de contar histórias (se você perdeu a aula de storytelling, pesquise no seu e-mail a edição 40ª). E nós contamos histórias o tempo todo. Exemplos e narrativas são uma maneira poderosa – e eficaz – de criar conexão com o seu público e tornar a sua mensagem memorável. 

4. Escutar também é importante

A comunicação é uma via de mão dupla. É muito importante ouvir o que o seu público tem a dizer e responder de acordo. Se você perceber que a sua plateia está se dispersando ou perdendo o interesse, pode ser necessário recalcular a rota da apresentação. Por isso, a importância do planejamento, esses momentos de dispersão podem ser previstos e programados para sua apresentação.

Por exemplo, você pode mudar de tópico, contar uma história envolvente e emocionante, trazer dados e pesquisas com números impactantes ou ajustar a sua abordagem.

Tenha sempre um plano A, B e C para garantir que sua mensagem seja compreendida por todos.

Ainda tem muita gente que acredita que se comunicar bem é um dom. Mas não é (já falamos diversas vezes sobre isso).

A comunicação é uma ferramenta de constância, ou seja, uma habilidade que pode ser adquirida com muito treino e prática, seja para falar com uma pessoa de forma individual, seja para uma grande plateia em uma apresentação.

O importante é ajustar e praticar todas as técnicas e estratégias para a sua realidade e colocá-las em prática.

Então, saia da sua zona de conforto, desafie-se e pratique muito.

Não se esqueça: no começo pode parecer difícil, mas quanto mais você praticar, mais confiante você se sentirá ao se comunicar.

Encare todo dia como um treino e estará sempre praticando sua comunicação.

Ainda não é aluno(a) da Universidade e quer aprofundar seus conhecimentos e adotar um estilo de vida comunicativo?

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