Com certeza, você já ouviu alguém falar ou é daqueles(as) que acredita que na vida tudo tem um porquê.
E é verdade.
A aula de hoje, será mais uma daquelas em que você terá acesso não só a ferramentas aplicáveis no seu dia a dia, mas também finalizará com um gostinho de quero mais.
Vamos lá?
Comece pelo porquê
Sabe aquele livro que está na sua lista há um tempo, você ouve várias pessoas a sua volta falarem dele e nunca consegue priorizar essa leitura? Essa provavelmente pode ser sua história com o “Comece pelo porquê” de Simon Sinek.
E para acabar de vez com a sua procrastinação, na aula de hoje, vamos aprender algumas lições com base nesse livro.
Já adiantamos que, muito provavelmente, essa aula terá uma parte 2.
Antes de falar da obra, precisamos conhecer seu autor
Mas afinal, quem é Simon Sinek?
Simon Sinek descobriu padrões notáveis sobre como os maiores líderes e organizações pensam, agem e se comunicam. Ele se tornou mundialmente conhecido após divulgar o conceito do porquê no TED Talks, o qual já teve mais de 48 milhões de visualizações. Ele é autor, palestrante e consultor em liderança e gestão e já publicou vários livros que são best-seller do New York Times e Wall Street Journal, incluindo Comece pelo Porquê, Encontre seu Porquê, Líderes se Servem por Último e O Jogo Infinito, que foi lançado em Março de 2020 (super recente).
Na aula de hoje, daremos um foco para sua primeira obra, o livro Comece pelo Porquê.
Voltando ao porquê…
No livro Comece pelo Porquê, Simon Sinek explica o motivo de algumas empresas atraírem multidões de fãs, e outras simplesmente não conseguirem obter o mesmo sucesso.
E por que usar esse livro como base da nossa aula de hoje?
A resposta é bem simples, além de servir como exemplo e referência em várias aulas da Aptitude, o livro Comece pelo Porquê, é um livro provocador que nos convida a mudar a maneira como planejamos e começamos a desenvolver qualquer coisa em nossa vida.
Nesta aula, com base nos ensinamentos de Sinek, você vai entender como pensam, agem e se comunicam as pessoas que exercem a maior influência, além de um modelo a partir do qual as pessoas podem ser inspiradas, movimentos podem ser criados e empresas podem ser construídas.
Golden Circle ou Círculo Dourado
A base fundamental da ideia do livro é o que Sinek chama de Golden Circle (ou, Círculo Dourado).
Mas o que seria esse círculo afinal?
O “Círculo Dourado” é formado por três camadas:
Na camada exterior: “O quê?”
Na camada do meio: “Como?”
E no centro: “Por quê?”
Para explicar a teoria, o autor afirma que a maioria das pessoas e empresas se comunicam a partir do “o que” fazem (nesse momento ele traz o exemplo da Apple e como ela obteve tanto sucesso) e “como” fazem. Poucas chegam ao “porquê” fazem aquilo.
A ideia do círculo é realmente começar pelo centro, pelo “porquê”, pelo sentido e propósito de cada ação, comportamento e atitude.
Afinal, tudo começa em nosso propósito e crença, que criam e moldam nossos valores, esses, por sua vez, influenciam em nossos comportamentos, que geram sentimentos e nos levam a tomar ações, e essas ações influenciam em nosso resultado, ou seja, o entendimento e clareza do propósito influenciam em uma vida de sucesso ou de fracasso.
Começar pelo propósito e pelo sentido também é uma maneira de inspirar e conquistar pessoas, pois essa conexão genuína é o que gera senso de identidade e significado. As pessoas se dedicarão ao máximo se entenderem, claramente, o sentido por de trás de uma ideia, e ficarão felizes e motivadas em estarem contribuindo para aquilo.
Sinek também foca na importância de líderes autênticos (verdadeiros) e inspiradores, os que mais se destacam são aqueles que entendem o poder da conexão, do relacionamento e da clareza do propósito e do sentido, ou seja, aqueles que compartilham o seu “porquê” e demonstram vulnerabilidade; assim, ganham confiança e admiração.
Seria esse o poder de influência?
Na primeira parte do livro, Sinek aborda o poder da influência na negociação e a importância da conexão entre empresa/produto e propósito, ou seja, como fazer pessoas se atraírem pelo seu produto ou empresa, e a grande pergunta que fica é:
Como atrair clientes e influenciar pessoas?
Grande parte das pessoas/empresas costumam responder essa pergunta dizendo algo relacionado ao preço ou características individuais do produto, o que está totalmente errado, segundo Sinek, e para explicar isso, ele traz as duas maneiras de influenciar o comportamento das pessoas: por meio da inspiração ou da manipulação.
A manipulação funciona? A resposta é sim, manipulamos o tempo todo, quando falamos de produto, usamos técnicas de vendas, promoções, preços, novidades etc. Quando falamos de pessoas, usamos o medo, aspirações, promessas, pressão etc. Isso tudo faz com que as pessoas sejam manipuladas, são técnicas que funcionam, porém, o problema é que as empresas que não sabem o porquê seus clientes continuam sendo seus clientes, tendem a usar desproporcionalmente essas técnicas para que consigam obter aquilo que precisam, isso não é sustentável e não é correto.
Manipulações podem ser efetivas a curto prazo, porém, quando queremos buscar lealdade e construção de confiança, precisamos focar na Inspiração e em ter um propósito claro.
O porquê como centro de tudo
Na segunda parte do livro, Sinek nos mostra a alternativa à manipulação, a inspiração, e para isso, ele nos apresenta o Círculo Dourado com bastante profundidade, fazendo uma analogia ao funcionamento do nosso cérebro.
Sinek nos faz refletir sobre o “porquê” como o centro de tudo, ou seja, aquilo que nos conecta as nossas crenças, propósito e valores, gerando uma autorreflexão sobre a nossa vida.
À medida que exploramos nosso “porquê”, muitos de nós sentimos uma sensação de descoberta e autenticidade, conectando-nos emocionalmente com nossos valores e paixões.
Existem líderes e pessoas que escolhem inspirar em vez de manipular para motivar as pessoas, e cada um desses líderes inspiradores pensa, age e se comunica exatamente da mesma forma. Conscientemente ou não, eles fazem isso seguindo um padrão natural que o autor chama de “Círculo Dourado”.
O quê: todas as pessoas/empresas no mundo sabem o que fazem, ou seja, eles podem descrever seu produto ou serviço.
Como: algumas pessoas/empresas sabem como fazem o que fazem. Eles sabem como são diferentes, ou seja, conseguem dar características únicas ao seu produto.
Porquê: poucas pessoas/empresas sabem porque fazem o que fazem. Por que você sai da cama de manhã, qual é o propósito da empresa ou qual o seu propósito de vida? Por que alguém deveria se importar?
O “porquê” nos envolve emocionalmente, enquanto o “o quê” e o “como” servem como evidência do propósito. Isso vale tanto para a vida profissional, quanto na vida pessoal, para transmitir uma mensagem de confiança e envolver as pessoas.
As pessoas não compram “o que” você faz, elas compram “porque” você faz isso.
Na próxima aula, mergulharemos mais a fundo no funcionamento do nosso cérebro com base no “Círculo Dourado”.
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