Pequenas atitudes, grandes resultados

No post anterior, abordamos temas como o medo de falhar em público, a perspectiva da excelência e como os vieses cognitivos podem atrapalhar sua visão sobre o real papel da comunicação em sua vida ou a forma como você enxerga a mesma.

 

Nesta aula, queremos tocar em um tópico sensível: a atitude, ou melhor, as pequenas atitudes que você deixa de tomar no seu dia a dia e passa a não ter grandes resultados por isso. Aqui sempre falamos na perspectiva da comunicação, mas de uma forma a aplicar em todas as áreas da sua vida, afinal, a comunicação está em tudo e em todos.

 

E por que citamos as aulas anteriores? 

 

Porque abordamos temas em que preparamos sua mente por meio do autoconhecimento e a descoberta de ferramentas para que você compreendesse mais sobre quem é você se comunicando e quais são as ferramentas práticas que você pode adotar em sua vida para melhorar sua comunicação. Mas de nada vai adiantar absorver todo esse conteúdo se você não começar a ter a atitude de colocar em prática.

 

A aula de hoje é para reforçar a força que um pequeno “feito” pode ter em sua vida. Existe até um dito popular “antes feito do que perfeito” (que é o verdadeiro terror dos perfeccionistas), mas que se aplica muito bem à realidade de quem quer evoluir. Nenhum grande feito ou nenhuma grande habilidade surge com apenas um passo dado, é necessário dar um passo atrás do outro. É preciso começar pequeno; repetir, repetir, repetir até que esse passo se torne um salto rumo ao próximo desafio ou habilidade a ser melhorada.

Um exemplo clássico do que queremos deixar perpetuado em sua mente é o feito de Thomas Edison. Ou você acha que em seu primeiro experimento ele obteve sucesso e se tornou o grande inventor da história? Ou até mesmo você acredita que esse feito, ele realizou sozinho ou tinham mais pessoas envolvidas? A verdade é que independente do objetivo, precisamos ter a pequena atitude de começar. De nada adianta absorver todo conteúdo sem colocá-lo em prática.

 

Sua comunicação só será transformada a partir do momento que você tomar pequenas atitudes em sua vida, e aqui vão alguns exemplos para começar hoje mesmo:

 

  • Abordar uma pessoa diferente;
  • Tomar a iniciativa de expressar uma opinião em uma reunião de trabalho;
  • Gravar um vídeo para suas redes sociais, compartilhando uma mensagem ou até mesmo falando mais sobre o que você faz ou quem é você;
  • Marcar um café de negócios com aquela pessoa que você sempre quis se aproximar (mas sempre faltou atitude);
  • Enviar uma mensagem em um formato diferente para uma pessoa especial.

 

A forma não é importante, o que importa é você criar um contexto de exposição em sua vida, onde por meio de pequenas atitudes diárias você está dando um grande passo rumo à transformação da sua comunicação. Isso é o que chamamos de criar repertório comportamental, ou melhor, um estilo de vida comunicativo. Portanto, apenas comece. Dê o primeiro passo e tenha certeza de que ele virá acompanhado de grandes resultados.

Ainda não é aluno(a) da Universidade e quer aprofundar seus conhecimentos e adotar um estilo de vida comunicativo?

Compartilhe:

Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.