Os 3 primeiros passos para você se tornar um comunicador admirável

Vejo muita gente falando que quer falar bem? Tá, ok! Mas, pra você, o que significa falar bem?

A comunicação é poderosíssima!

Através dela, conseguimos:

  • ser admirados,
  • ser vistos como autoridade,
  • passar mensagens de forma clara e objetiva.

Tudo isso nos traz benefícios imensos:

  • crescemos profissionalmente,
  • nos tornamos influenciadores,
  • conseguimos de maneira mais fácil aquilo que queremos.

Maaaaas…infelizmente são poucas as pessoas se importam com isso.

Já ouvi diversas vezes frases como:

“poxa, não sou comunicativo”

“pois é, queria ter nascido mais cara de pau”

“caraca, como eu queria falar como o Fulano de tal”

Pessoas que pensam assim são aquelas que ainda tem aquela mentalidade de que boa comunicação é uma questão de dom.

Mas esse não é o foco desse artigo.

Eu quero falar de outro tipo de pessoa, aquele tipo que sabe que precisa melhorar e busca ajuda para isso. E quando isso acontece, ela vem com a seguinte pergunta:

“Eu quero muito falar bem, o que eu faço?”

Essa pergunta é super normal e demonstra um pensamento lógico: se quero me comunicar melhor, preciso falar tão bem quanto aqueles que admiro.

Esse pensamento acontece, pois a fala é a parte mais visível e tangível de uma comunicação.

Mas será que não existe algo mais na comunicação do que simplesmente falar?

Você ouve o que uma pessoa fala, mas não percebe que a roupa que ela está usando foi pensada para aquele momento.

Você ouve o que uma pessoa fala, mas não percebe o que seu corpo está dizendo.

Você ouve o que uma pessoa fala, mas não se deu conta de que este conteúdo veio de várias coisas que ela identificou em você quando ela estava te ouvindo.

Na prática, a comunicação é muito mais do que falar. A roupa que você veste passa uma mensagem. Um gesto que faz já significa muito. O ato de ouvir já é um pilar essencial pra gerar repertório.

Resumindo: Falar é apenas uma das diversas variáveis quando o assunto é se comunicar.

No grupo de estudos da Aptitude, uma de nossas alunas, a Gabriela, disse exatamente o que acredito:

“Acredito que falar bem para mim é ser compreendida por quem estiver me ouvindo, meu público, meus alunos, meus amigos e familiares. É ser compreendida claramente, em todos os pontos, não somente na linguagem (fala).”

GABRIELA BYZYNSKI

Focar apenas no falar causa duas coisas: frustração e estagnação.

Frustração porque não conseguem falar da mesma forma que aqueles que tanto admiram.

Estagnação porque, por não conseguirem falar como essas pessoas, acreditam que nunca serão bons comunicadores e, por isso, qualquer esforço nesse sentido será em vão.

Mas calma, isso não é verdade. Você pode SIM se comunicar bem.

E não! Não é preciso ser IGUAL a essas estrelas para ter uma comunicação poderosa.

Mas então, como se comunicar bem? Basta trabalhar seu perfil utilizando a técnica I-A-D.

A técnica I – A – D

Já falei sobre a importância de respeitar seu perfil neste artigo.

Não existe perfil ideal para se comunicar. O que existe são pontos fortes e fracos em cada perfil. E para ser um bom comunicador, o primeiro passo é o autoconhecimento. Para isto, você pode seguir os seguintes passos:

I – Identificar seu perfil:

Você é mais extrovertido ou introvertido?

É mais racional ou mais emocional?

É mais passivo ou mais controlador?

Comece a perceber como você age a certas situações para que você possa identificar seu perfil. Irei detalhar melhor sobre alguns tipos de comunicadores em um futuro artigo, mas posso destacar aqui 4 perfis:

Controlador – gosta de comandar as situações e não se preocupam em agradar os outros

Amigável – é amigo de todo mundo e tem medo de chatear as pessoas.

Expressivo – adora falar, tem energia alta e tem elevada autoestima.

Analítico – é racional, sério e mais reservado.

Qual deles você mais se identifica?

A – Aceitar seu perfil

Talvez você seja uma pessoa amigável, mas admire alguém que é controlador. Não há problema nenhum nisso, desde que você não queira se comunicar exatamente como aquela pessoa, pois provavelmente você nunca conseguirá. Aceitar seu perfil é o primeiro passo para se tornar um comunicador memorável.

D – Desenvolver estratégias para se comunicar bem, respeitando seu perfil

Sabendo seu perfil, pergunte-se quais são seus pontos fortes e fracos.

Uma pessoa com o perfil analítico, por exemplo, tem como ponto fraco a falta de entusiasmo, o que pode fazer com que as pessoas não se interessem tanto pelo seu conteúdo. Em contrapartida, seu ponto forte é a credibilidade. Pessoas analíticas geralmente falam de forma a transmitir certa autoridade. Baseado nisto, esta pessoa seria um ótimo apresentador de um telejornal, mas um péssimo palestrante motivacional.

Isto significa que quando você aceita seu perfil e começa a utilizar de fato seus pontos fortes, você potencializa seus resultados. Se você tem um carro de velocidade, o ponto forte dele é a estrada. Agora, se você querer utilizá-lo em situações que ele não se sai tão bem assim, já viu né!

Agora que você já sabe como se comunicar bem, resta uma coisa: atitude.

Identifique, aceite e desenvolva seu perfil de comunicação, pois assim você irá sentir na prática o poder que essa ferramenta maravilhosa chamada comunicação tem.

Até mais!

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