Não. Você não sabe fazer networking.
Não. Você não tem uma boa jogada (e barata) para escalar seu negócio.
Pensa comigo, uma tática seria expandir por franquias? Unidades próprias? Fundir-se com uma outra empresa? Ah, licenciar seu produto? Já sei! Marketing digital? E-commerce?
Desculpe ser tão direto. É que estou cheio de encontrar tanta frustração quando o assunto é: a melhor maneira de expandir meu negócio.
Nosso segredo a partir desse parágrafo: alguns planos de expansão demoram dias, semanas ou meses (e ficam bem caros). O meu demorou 4 anos e aprendi muito com ele.
Aprendi que existem prós e contras em todos os modelos. Mas encontrei mais prós em um deles (e não me custou nada): aprender a fazer networking do jeito certo.
Semanas antes de escrever esse artigo tive o insight: “por que não relacionar networking e escalabilidade?”
Mas nesse momento, tive alguns questionamentos:
- Tenho como provar isso?
- Já passei por isso?
- Tenho anos de experiência?
- Tenho dados e pesquisas?
- Tenho a fórmula de como fazer isso dar certo?
Demorei 2 dias para responder essas perguntas acima. Acessei mais de 200 sites nacionais e internacionais, pesquisei a história de mais de 50 empreendedores, principalmente a minha. E agora posso dizer.
Sim, eu consigo provar e ensinar como você pode escalar o seu negócio fazendo networking. E vou fazê-lo nos próximos parágrafos.
Antes de começarmos, quero deixar claro que fazer networking não elimina seu plano de escala por franquias ou licenciamento. Os dois podem caminhar juntos!
Fazer networking amplia as suas oportunidades de escala e pode, ainda, ser a aposta mais barata a ser feita.
Networking não é sobre falar com estranhos, é sobre entender a rede de pessoas que já está ao seu redor
Mas que rede é essa?
Posso te afirmar que essa rede ao seu redor é uma rede de amigos.
Quer ver como é simples?
Exercício prático: pense no seu cliente. Lembre-se de qual é a dor do seu cliente, qual é a sua principal necessidade, com o que ele sonha e como você o ajuda.
Agora pense em um amigo e fique com o nome dele na cabeça. Vá mais fundo, pense nos amigos do seu amigo e encontre algum deles que pode ter a mesma necessidade de seu cliente. Feito! Assim você expandiu seu network (rede de amigos) para o 2º grau: os amigos de seu amigo.
Digo isso porque meus 150 primeiros clientes, mais de R$ 340.000,00 que faturei em menos de 2 anos, são meus amigos ou amigos de meus amigos.
Lembro da minha felicidade ao concluir os seis primeiros meses de vida da Aptitude e me deparar com R$ 22.724,95 em vendas.
Isso porque começamos com apenas R$ 7.000,00 e uma rede de amigos.
O que me deixa mais realizado não é só o quanto vendi fazendo networking, mas o quanto economizei. Fiz parcerias impressionantes que me levaram a apenas R$ 5.484,43 em pagamentos.
Achou fácil? É fácil mesmo. Arrisco dizer que você consegue até mais que isso. Mas não pense que acaba por aqui.
Quando você entender qual o tamanho da sua rede, você terá três tarefas: 1) conversar, 2) ajudar e 3) aumentar.
Achou que eu iria recomendar para você criar uma agenda com 10 eventos por semana? Não é necessário. Fala sério, agora que falei isso você até ficou mais calmo para ler esse texto. Nesse próximo parágrafo você verá a prova real.
Jay Abraham diz que existem três maneiras de escalar seu negócio:
- Aumentando o número de consumidores
- Aumentando o valor médio de compra
- Aumentando a frequência de compra
Vamos ver, na prática, como o networking pode ajudar a escalar seu negócio
Desafio 1: aumentar o número de consumidores
Dica 1: dedique 15 minutos para relacionar 10 amigos próximos e pedir 3 indicações para cada um. Lembre-se, se são amigos de seu amigo, você tem abertura para uma amizade.
Assim, poderá conversar com 30 potenciais consumidores.
Desafio 2: aumentar o valor médio de compra
Dica 2: aqui temos um ponto importante. Pense da seguinte forma: quando se cria uma amizade? Quando se encontra um elo de confiança.
Por isso, não venda para os 30 potenciais consumidores, conquiste sua confiança. Como? Contando um segredo, porque amigos que confiam uns nos outros contam segredos, não é? Esse segredo pode ser um conselho, uma opinião, uma experiência que você passou que tem relação com seu produto ou serviço.
Pulo do gato: o segredo deve ser gratuito e, após ouvir esse segredo, o potencial consumidor vai querer ouvir mais segredos seus, e inclusive estará disposto a pagar por isso.
Desafio 3: aumentar a frequência de compra
Dica 3: seus 30 novos amigos confiam em você e estão pagando para descobrir seus segredos. Então encontre uma nova forma de contar os mesmos segredos, um novo produto ou serviço que dê um resultado igual ou melhor.
Olha, se os seus segredos forem realmente bons e darem resultados para seu amigo, digo que, após esse momento, você terá um melhor amigo.
Mas quando sabemos quando temos melhores amigos? De duas formas: quando eles falam bem de você nas suas costas e/ou quando eles te apresentam para novos amigos.
Agora te pergunto, na primeira dica te contei como fazer 30 amigos. O que você quer agora? Mais 30, claro. Como fará isso? Simples, pedindo para seus novos melhores amigos. Eles, com certeza, vão te indicar.
Isso se chama efeito rede. E você precisou ir em 10 eventos para isso?
As três tarefas que comentei: 1) conversar, 2) ajudar e 3) aumentar. São, respectivamente, 1) conversar com os amigos de seus amigos, 2) contar os seus segredos gratuitamente e 3) ser indicado a novas amizades.
Quero deixar claro: não sou contra eventos, muito pelo contrário, frequento centenas deles e até sou convidado a palestrar em vários. Minha intenção aqui é mostrá-lo o quanto você é capaz de dar um primeiro passo de forma mais fácil.
Marcar presença em eventos é ótimo, mas acaba sendo bem difícil para alguns.
Preste atenção nessa imagem:
Comentário polêmico: investimento em networking se alinha com investimento em mídias sociais.
Mas qual a melhor forma de chegar a um cliente? Uma substitui a outra? Confesso que sou adepto das duas, pois quanto mais canais de contato, melhor.
Esse gráfico acima mostra o alinhamento entre atividades de marketing online e offline. Com base nisso, tente responder esta pergunta: mesmo que tenha conhecimento mínimo de marketing, o que é o marketing boca-a-boca? E por que isso não está no gráfico?
O marketing boca-a-boca acontece quando um cliente te indica a outro, quando um melhor amigo fala bem de você para outra pessoa ou quando você encanta alguém com seu trabalho a ponto dessa pessoa postar uma foto que comprova o quanto você a ajudou.
Se marketing boca-a-boca é igual a indicações de amigos para amigos,então, networking é igual a criar amizades com os amigos de seus amigos.Eureka!
Por que eu amo marketing boca-a-boca? Porque, no começo do meu negócio, ele me custava nada mais, nada menos do que R$ 0,00.
Claro, me custava um trabalho danado. Mas e daí? Amo meu trabalho e amo quando passo por noites criando soluções para meus clientes.
E você, ama o que faz? Então você gostaria de ajudar cada vez mais pessoas? Contar seus segredos?
Você ficaria feliz se recebesse mais de 50 indicações precisas por semana? Quanto satisfeito seria se tivesse amigos falando bem de você para outros?
Networking te ajuda.
Gostei de te fazer perguntas. Você já pensou em aparecer na TV ou jornais? Já pensou em conhecer um dos empresários(as) mais famosos(as) do país? Já pensou em contar sua história para mais de mil pessoas numa tacada só?
Networking te ajuda.
2019 foi mágico pra mim, por isso quero te apresentar algumas fotos. Não quero me gabar, quero inspirar você. Minha missão de vida é colocar todos os meus clientes acima do meu nível e, se você está lendo até aqui, considere-se meu cliente. Ops, meu amigo!
Networking me ajudou. Ainda tenho muito para aprender, mas estou em busca!
Agora que te contei alguns segredos, vou contar o melhor. Responda as próximas perguntas: (anote as respostas em algum lugar)
- Quais pessoas de sucesso seu amigo conheceu pessoalmente nos últimos 2 anos? (o conceito de sucesso vou deixar a seu critério)
(liste 10) - Quais dessas pessoas seu amigo mantém contato?
(liste 5) - Quais dessas pessoas faria sentido você conhecer?
(liste 2 ou 3) - Que habilidades, experiências e relacionamentos você tem que seriam úteis para elas? Você pode conectá-las com alguém? Você pode oferecer seus produtos/serviços gratuitamente? Você pode inspirá-las com sua história?
(liste 3)
Isso parece bom, certo? Com certeza, pois você poderá conhecer quem quiser, portanto, isso é praticamente uma mina de ouro.
Mas se parece difícil ou improvável, é porque você está prestes a cometer um erro.
O maior erro do networking: confundir contato com relacionamento
Seus contatos não definem nada, mas a conexão que você faz com eles define o seu futuro, afinal de contas, networking vai muito além de business.
“Show me your friends and I show your future.”
“Mostre-me seus amigos e eu lhe mostro seu futuro.”
Olha, se você não pegou um café ou uma água, tire uns 5 minutos para isso, pois vai enlouquecer nas próximas linhas.
Tudo o que vou dizer servirá para provar a você que:
- Você pode encontrar uma pessoa de sucesso a partir de seus amigos
- Você pode encontrar um cliente a partir de seus amigos
Mas tem que saber realmente quem são seus amigos.
Nicholas Christakis e James Fowler no livro “O poder das conexões (connected)” dizem:
“Se você quer perder peso, é bom que os amigos dos amigos dos seus amigos também estejam nessa onda porque, surpreendentemente, o que os amigos dos amigos dos seus amigos fazem têm mais influência sobre o seu comportamento do que as suas próprias decisões.”
Um exemplo:
Os amigos de seus amigos passam a se exercitar. Isso muda a dinâmica social de seus amigos, pois quando um vê que o outro está fazendo, tende a fazer o mesmo.
Pense, é assim que uma cultura funciona. Em essência, o mecanismo da cultura são as redes sociais (não o Facebook, redes de amigos mesmo). Então, se o seu amigo começa a gostar de uma música e a apresenta para outros amigos, isso corre pela rede e te afeta (talvez você vai escutá-la).
Então, ao contrario do início, se os amigos de seus amigos ganham peso, isso muda o conceito de seus amigos sobre o que é um peso aceitável. A opinião dessa pessoa muda e ela repassa isso adiante.
Ela fica mais tolerante com os amigos dela que estão acima do peso. Logo você está cercado de pessoas acima do peso por conta da mudança do conceito de peso aceitável que corre pela rede e afeta você.
Veja Nicholas Christakis e James Fowler falando sobre.
Outro exemplo, segundo a Harvard Business Review.
“Uma análise matemática de redes sugere que uma pessoa tem 15% mais chance de ser feliz se ela estiver diretamente conectada a uma pessoa feliz. O efeito felicidade a 2 graus de separação (um amigo de um amigo) é de 10% e a 3 graus, 6% (…)
(…) os estudos de Christakis e Fowler indicaram que uma grande variedade de elementos flui através de redes sociais: desde vírus da gripe até comportamentos e normas, desde emoções como felicidade ou tristeza até estilo de vida resultando em magreza ou obesidade.”
E você sabia que redes de amigos predizem epidemias?
Com base nisso, podemos dizer que, se seus amigos estão em busca de conhecer pessoas de sucesso, você pode conhecer uma pessoa de sucesso.
Também podemos afirmar que, se seus amigos estariam aptos a serem seus clientes, os amigos de seus amigos são seus potencias consumidores.
Por isso, não cometa o erro de não saber quem são seus amigos.
E compartilhe, para que todos tenham o mesmo cuidado.
Até aqui descobrimos que praticar networking nada mais é do que conhecer os amigos de seus amigos, conversar com eles, ajuda-los e encontrar novas amizades. E temos as provas de que você consegue escalar seu negócio fazendo networking.
Mas você pode estar se perguntando se isso pode mesmo dar certo para seu negócio. Será?
Quando você diz: “não sei se dá certo pra mim” é porque não conhece seu negócio
Veja, se nessa altura você não sabe se isso pode dar certo para seu negócio, é porque você não conhece seu negócio e as pessoas a sua volta.
Recebi essa mensagem há alguns dias. Aqui temos um exemplo de quem conhece seu negócio e percebeu que sua rede é maior do que as fronteiras de seu país:
Você deve ler um livro: Horse Sense de Al Ries e Jack Trout. Nele você saberá que seu sucesso depende de dois fatores: sua competência e seus cavalos (amigos).
Já comentamos sobre os cavalos, então vamos falar de competências. Ou até mais fundo, vamos falar sobre o que você tem consigo que pode ajudar as outras pessoas.
Criei um passo-a- passo que vai te ajudar.
Se você o aplicar a partir de hoje, fará networking da forma certa e irá colher frutos. Quais são esses frutos?
- Vai escalar seu negócio: aumentando numero de consumidores, valor médio de compra e frequência de compra
- Será visto como autoridade dentro do seu mercado
- Despertará um forte desejo em seus clientes para comprar de você
- Se tornará uma referência para outras pessoas
- Será reconhecido publicamente como pessoa de negócios (em jornais, televisão, internet)
- Obterá mais promoções em sua carreira
E tem mais, quando você estiver perto de seus amigos e dos amigos de seus amigos, você:
- Será uma pessoa interessante de ouvir
- Transmitirá tanta segurança que vai gerar credibilidade para você em seu negócio
- Será lembrado
- Será impactante e relevante para quem te conhecer pela primeira vez
Tudo que você precisa é ler os próximos parágrafos. Preparado?
#Passo1: você precisa saber quem ajuda, por que ajuda, como ajuda e com o que ajuda
Para descobrir isso, responda as perguntas abaixo: (anote, mais uma vez)
- [PAIXÃO] Pelo o que você é apaixonado a ponto de trabalhar com isso pelo resto da sua vida? (e se divertir trabalhando)
– Você pode exercer isso no seu emprego ou isso pode estar em forma de produto ou serviço do seu negócio. - [COMPETÊNCIA] Quais competências (naturais ou adquiridas) que comprovam que você pode mesmo trabalhar com isso?
– Observe o que as pessoas ao seu redor dizem a respeito do que você é muito bom. - [POR QUE] Se você trabalhar mesmo com isso, pelo resto da vida, por que você acredita que outras pessoas precisariam de você? Quais erros elas cometem que você pode ajudar?
– Se não fosse por você, essas pessoas passariam por uma dor angustiante, me diga por quê, ao te contratar, elas não irão passar por essa dor. - [COMO] Como você pode ajudar essas pessoas a nunca mais cometerem esses erros ou passarem por essas dores?
– Liste o passo-a-passo infalível que você descobriu. - [O QUE] Se você tivesse que criar um produto ou serviço ou se descobrir em uma profissão que ajuda essas pessoas, o que seria?
– Assim que você ajuda as pessoas ao seu redor.
Essas perguntas podem definir o rumo da sua carreira. Cuidado, rs!
As perguntas número 1 e 2 definem o que você tem dentro de si que pode ser usado para ajudar alguém. A partir delas, você pode ter ideias de negócios, de produtos ou serviços e até de mudar de carreira.
As perguntas número 3, 4 e 5 definem, respectivamente, qual é o seu por que (why), o seu como (how) e o seu o que (what).
Já ouviu falar disso? Why, how e what? Sabe o que é Golden Circle?
No meu caso, o uso para dar propósito à minha empresa.
Simon Sinek, criador do conceito, diz que o modelo do Golden Circle foi desenvolvido para sistematizar um novo método de pensar, agir e comunicar com o intuito de criar impacto no mundo.
Segundo ele, os líderes e organizações que nos inspiram tem um elemento em comum: todos pensam, agem e comunicam de dentro para fora do círculo. Todas começam pelo por quê. Se tiver mais dúvidas, assista ao vídeo.
Mas por qual motivo estou te contando isso?
Pois tudo na sua vida tem que ter um porquê. E você precisa considerar, antes de fazer networking, porque você faz o que faz, porque você ajuda seus clientes. Após isso, considere o “como” e o “o que”.
As perguntas que te fiz há pouco te ajudarão. Se quiser corrigir algo, aproveite agora.
Próxima pergunta:
- [QUEM] Quem precisa de você? Que pessoa se sentirá feliz por te contratar? Onde essa pessoa está?
– São homens ou mulheres, idosos ou crianças, seres humanos ou animais, empregadores ou empregados.
Sabe o que temos nessa altura? Algumas respostas.
Você sabe quem você ajuda, por que ajuda, como ajuda e com o que ajuda.
Sabe o que isso pode virar? Claro, isso deve virar a raiz do seu negócio e o primeiro passo do seu plano de networking. Mas quero te surpreender.
Como estas respostas podem virar um discurso de vendas
Aprenda a criar o seu. Comece no minuto 28:56.
Você precisa, agora, ter um objetivo para usar esse discurso. Assim como, antes de fazer networking, você precisa saber o seu objetivo para querer fazer. Vamos ver isso na próxima etapa.
#Passo2: você precisa saber qual é o seu objetivo ao fazer networking
Era domingo de manhã. Comecei escrever às 9h e abri meu WhatsApp às 11h27 e perguntei para 7 empresários ao meu redor:
Eu: “Por que você faz networking?”
Resposta 1: “Para conhecer pessoas e evoluir meus pensamentos.”
Resposta 2: “Pra vender.”
Resposta 3: “Porque quero ser mais conhecido.”
Resposta 4: “Porque eu preciso fazer mais relacionamentos.”
Resposta 5: “Porque preciso de mais clientes.”
Resposta 6: “Porque quero ser visto como uma autoridade em minha área.”
Resposta 7: “Para conhecer alguém diferente, para trocar ideias, para desenvolver novas amizades, para poder ajudar e compartilhar a experiência que tenho, para ter novas e diferentes visões de mundo.”
Não, nenhuma das respostas acima está incorreta. Porém, todas estão incompletas.
Conhecer pessoas, conquistar novos clientes ou ser mais conhecido são meios para atingir um objetivo.
Você precisa conhecer pessoas (ou amigos dos amigos), vender mais e obter novos clientes para escalar seu negócio. E o networking será uma forma de conquistar isso. Podemos vê-lo como canal de vendas.
Você precisa evoluir intelectualmente e aprender com os próximos a você para transformar todo o conhecimento em algo, ser visto como autoridade em sua área para ser convidado a compartilhar seu conhecimento/suas experiências. As pessoas lembrarão seu nome e você será convidado para participar programas de TV, dar entrevistas em jornais, ser palestrante de um evento e até, imagina, ser convidado para escrever um livro.
Você também precisa fazer novos relacionamentos para encontrar pessoas que irão sonhar junto com você, como um novo sócio, um gerente ou um parceiro comercial. Lembra quando comentei sobre o livro Horse Sense? Aqui lembramos que você precisa de seus cavalos.
Por último, você precisa conhecer novas pessoas, fazer relacionamentos e se desenvolver intelectualmente para provar o quanto você é bom em sua carreira e obter uma promoção. Sua competência e conhecimentos definem o que você é capaz, mas quem você conhece te levará para cima ou para baixo. Lembre-se: “show me your friends and I show your future”.
Portanto, temos aqui 4 objetivos:
Vamos falar sobre O Alpinista. Para isso, vamos brincar um pouco.
Como ganhar 1 milhão de reais em um ano.
– Vender um produto/serviço de R$ 2.500,00 reais para 400 pessoas
– Vender um produto/serviço de R$ 1.000,00 reais para 1000 pessoas
– Vender um produto/serviço de R$ 5.000,00 reais para 200 pessoas
Ou
– 400 pessoas pagando R$ 210,00 mensais
– 1000 pessoas pagando R$ 84,00 mensais
– 5000 pessoas pagando R$ 17,00 mensais
Isso parece promessa de dinheiro fácil.
E é mesmo uma promessa de dinheiro. Mas, será fácil? Depende.
Claramente, 1 milhão de reais pode significar que você está em um processo de escala de seu negócio. Mas, assim como estamos falando desde o início, escala depende de sua rede, ou seja, seus amigos e os amigos de seus amigos.
Então, vamos direto ao ponto, quem está na sua rede?
#Passo3: você precisa saber quem está na sua rede, quem é a rede da sua rede e como chegar até eles
Vou te apresentar um segredo. Você vai ficar feliz em conhece-lo.
Um conceito simples e prático que apresenta um resultado visual.
Vamos trabalhar os graus de sua rede.
Apresento a você o Círculo de poder.
Para você aplicar, você precisará de um papel e caneta ou poderá fazer no Excel. Farei um exemplo usando o Excel.
No topo, você precisará colocar qual é o seu objetivo e seguir as atividades o usando como parâmetro.
- Abra seu facebook, instagram, linkedin e/ou lista de contatos do celular. Use 15 minutos para coletar 10 nomes de amigos que poderiam ajudar você a conquistar esse objetivo.
Em seguida, coloque ao lado do nome o seu nível de proximidade com cada um: 50% se ele toparia um café com você daqui 2 semanas, 70% se ele toparia um café com você na próxima semana e 100% se ele toparia um café com você em até 2 dias.
Esse é o seu circulo de 1º grau.
- Visite o perfil de cada um desses 10 nomes e encontre ou peça para que cada um deles te indique 3 outros amigos que poderiam ajudar você a conquistar esse objetivo.
Você terá, ao final, 30 amigos de seus amigos.
Coloque ao lado do nome seu nível de proximidade com cada um: 50% se ele toparia um café com você e seu amigo daqui 2 semanas, 70% se ele toparia um café com você e seu amigo na próxima semana e 100% se ele toparia um café com você e seu amigo em até 2 dias. (consulte seu amigo antes de responder).
Esse é o seu circulo de 2º grau.
Mas como transformamos esses simples círculos em círculos de muito poder? Aumentando sua proximidade com cada um.
Filtre, no 1º e no 2º grau, os nomes que estão abaixo de 100% e saiba que terá que os levar a esse nível. Como faz isso? Seguindo o fluxo, marcando cafés.
Obs: café ou call online. Você quem manda!
Caso você queria escalar seu negócio – objetivo desse artigo – como escolher as pessoas certas para aumentar o nível de proximidade para 100%?
Esferas de contato.
Esse é um conceito criado por Ivan Misner, Fundador e Chairman da maior organização de referências de negócios do mundo: BNI – Business Network International.
Esferas de contatos são pessoas que não concorrem entre si, mas possuem clientes em comum. Por exemplo, um advogado, um contador, um consultor e um auditor. Todos eles têm clientes com necessidades complementares.
Leia esse trecho:
“(…) bom exemplo é o que eu chamo de a “máfia” do Casamento: floricultura, fotógrafo, agente de viagens, joalheria, aluguel de roupas, gráfica e o buffet para realizar a Cerimônia! Uma indicação para um deles, transforma-se numa indicação para todos eles.
Temos também o que eu normalmente chamo de “máfia” da Construção Civil, que engloba a imobiliária, arquiteto, engenharia & construção, designer de Interiores, portas, alarmes e janelas, administradora de condomínios, seguros, créditos, entre outros.”
Ou seja, você precisa identificar qual amigo se enquadra melhor em sua esfera de contato aumentar seu nível de proximidade com ele para 100%. Assim, ele poderá indicar os clientes dele para você e essa indicação será precisa.
O que isso te lembra?
“Show me your friends and I show your future”.
Pulo do gato: quanto mais 100%, mais amizade. Quanto mais amizade, mais cafés rápidos ou indicações certeiras. Assim você poderá seguir para o circulo de 3º > 4º > 5º > 6º grau. A cada grau, mais poder.
Aliás, uma curiosidade, já ouviu falar sobre o estudo The Small World Problem ?
Resumindo, não somos tão isolados como imaginamos e estamos a 6 apertos de mão de qualquer pessoa, até mesmo uma celebridade.
Adequando ao nosso estudo, pode ser que a Gisele Bündchen esteja no 6º do seu círculo de poder
Vou contar uma história pessoal.
Quando completei 17 anos de idade, meu melhor amigo André (1º grau) me apresentou a um Rotary Club de minha cidade. Nas primeiras semanas frequentando algumas reuniões, fui convidado a participar como competidor de um concurso distrital de oratória.
Graças a minha boa colocação neste concurso, um amigo de meu amigo chamado Alisson (2º grau), buscou meu contato incansavelmente para me conhecer. Ele conseguiu e marcamos um café. Lá, me convidou para participar da criação de uma empresa, uma escola de comunicação que teria como carro chefe, um curso de comunicação de impacto.
Um ano depois, nos tornamos oficialmente sócios e buscávamos investimento. Quando Alisson, observando seus amigos, encontrou Daniel (3º grau). Marcamos um café e conseguimos um novo sócio investidor.
Ps: tirei esse print em 2018. Nem imaginávamos que estaria faturando R$ 340.000,00 dois anos depois.
Alguns meses depois, Daniel me indicou um curso com um dos maiores especialistas de vendas do mundo chamado Raul Candeloro (4º grau) e lá nos tornamos amigos.
Em março de 2020, fiz um call online com Raul. Eu aqui no Brasil e ele em sua casa, nos EUA. Demoramos 3 dias para marcar esse café.
Posso dizer que, há alguns anos, nunca imaginaria encontrar Raul. Mas, hoje em dia, Raul Candeloro está no meu círculo de 1º grau e meu nível de proximidade com ele está em 100%.
Mais uma vez vemos o poder do networking.
Não o conhece? Assista esse vídeo.
Nessa altura, terminamos mais um passo e vamos para a próxima etapa. Se tiver alguma dúvida, pode me chamar no WhatsApp, respondo em até 24h.
Agora que você já tem quem ajudar, tem um objetivo a seguir e sabe como chegar nessa pessoa. Você precisa, de fato, chegar nessa pessoa e conversar com ela.
#Passo4: você precisa saber abordar seus novos amigos
Pensou que eu não ia falar sobre isso? Você ouve falar tanto sobre, mas olha, nem é tão importante assim… foi ironia mesmo.
Abordagem define o seu sucesso ou insucesso no jogo do networking.
Mas, antes, quero te provocar.
Você chegou neste artigo quando pesquisou “networking” ou “rede de contatos” ou, mais provavelmente, “como abordar pessoas em eventos”.
Sim, isso é muito pesquisado porque as pessoas: 1) têm pavor desta etapa; ou 2) querem ser mestres na arte da abordagem.
Então, parabéns.
Nas próximas linhas, você descobrirá a fórmula para ser um mestre da abordagem.
E, fala sério, não adianta chegar até aqui se não passar pelos outros passos.
Eis um grande medo da ser humano: a exposição.
Sabe o porquê disso? Tenho uma história. É bem lúdica, em 9 linhas você entenderá.
Há muito muito tempo, um homem da caverna se depara com um leão. Esse leão o olhava com tanta atenção que o homem, por sua vez, sentia-se pegando fogo – sua cabeça latejava, mãos suavam, pernas tremiam e a faltava-lhe ar. Infelizmente não conseguiu fugir e foi morto pelo leão.
Acompanhando de perto, outro homem da caverna observava a cena e decidiu que, a partir daquele momento, nunca mais ficaria exposto aos perigos da natureza. Quando encontrou com sua família, disse para tomarem cuidado. Ao longo dos anos, seus filhos contaram a história para seus netos e, seus netos, para os bisnetos.
E o medo do leão se tornou o medo do julgamento. E homem da caverna continua sendo homem. Nós temos medo da exposição, pois o julgamento nos mata por dentro. Errar nos corrói. Mas, sabe de uma coisa? Se você não errar, não aprende. E se não se expor, será julgado também.
Abordar alguém é se expor a uma situação incerta. Claro que você não sabe qual será a reação do outro. Portanto, existe mesmo uma fórmula?
Não a que vai controlar os pensamentos dos outros, mas, possivelmente, a que vai levar o outro a julgar você positivamente e não te ver como alguém inconveniente.
Antes de tudo, você precisa aprender a:
- Comunicar sem abrir a boca (presencialmente).
Lembra dos 5 sentidos? Aqui vamos usar 4.
Visão: um dos maiores representantes da linguagem não-verbal é a sua linguagem corporal e sua roupa. Nesse momento, postura ereta, pés na altura dos ombros, peito aberto, sorriso no rosto, olhar para frente e nunca para baixo. Escolha uma roupa que represente você e mantenha o equilíbrio das cores.
Olfato: já parou para pensar que o seu perfume importa? Se empresas, em 2020, se preocupam com marketing olfativo, porque você não deve se preocupar? Escolha e não esqueça o seu.
Audição: na primeira palavra sua voz tem que soar suavemente. Pense em duas coisas: tom e volume crescentes. Nunca fale alto e fino demais. Pense em sair de um volume baixo para o alto durante a conversa, como se estivesse subindo uma escada.
Tato: após o “bom dia” ou “olá” o primeiro contato físico, o aperto de mão. Mão na posição vertical e mantenha o equilíbrio na força.
Simples, não é?
Agora, quando for abordar:
Não tem saída, você tem que puxar assunto. Tem duas formas para isso. Você pode dizer qual amigo o indicou ou comentar sobre a ocasião em que estão (evento, curso/treinamento, palestra).
Em eventos, o coffee break ou mesa de comida é o melhor lugar.
Confira mais sobre essa etapa no vídeo abaixo:
Depois disso, se apresente de maneira curta, se possível diga somente o seu nome. E pergunte o nome da pessoa e o que ela faz.
#Passo5: você precisa conversar com assertividade até chegar na oportunidade do café
Anote para nunca mais esquecer:
“Você precisa mostrar seu interesse no outro para ser interessante para o outro.”
Para fazer isso na prática, conheça agora o poder das vulnerabilidades.
“Perfeição inspira, mas imperfeição conecta”
Eu acho essa frase fantástica, e gosto tanto dela porque percebi nesses anos que estive trabalhando para desenvolver a comunicação com as pessoas. No começo de uma turma, todos estão apreensivos, quietos, reservados. Então, quando começamos a compartilhar situações difíceis que passamos em nossas vidas, é como se, num passe de mágica, todos ali virassem melhores amigos. Um sentimento de empatia, de acolhimento e de amizade toma a sala.
Tudo isso tem relação com uma palavra: autenticidade.
Em um mundo com tantas cópias, onde todos tentam ser perfeitos, mostrar quem você é, suas alegrias e dores é um ato de coragem. E para quem está de fora, isso fica visível.
Então, o que você precisa fazer durante a conversa? Encontrar e compartilhar uma vulnerabilidade sua que corresponde à especialidade da pessoa a sua frente.
Como assim?
Se você estiver na frente de um veterinário, pode dizer:
“Tenho uma cachorrinha e trato ela como filha na minha casa. Sempre tive medo de levar ela ao veterinário e assusta-la ou ela pegar alguma doença lá. Devo ter esse medo?”
Se você estiver na frente de um Arquiteto, pode dizer:
“Trabalho home office e me sinto tão desmotivado com meu escritório, não sei deixar um ambiente agradável, você tem alguma dica pra me dar?”
Se você estiver na frente de um Personal Trainer, pode dizer:
“Odeio academia e amo correr. Mas já sinto dores nos joelhos, o que posso fazer?”
Se você estiver na frente de um Nutricionista, pode dizer:
“Olha, tenho problemas com minha alimentação. Eu amo doces e odeio verduras, tem como equilibrar?”
Se você estiver na frente de um Programador, pode dizer:
“Acho incrível seu trabalho. Eu tenho uma empresa e sempre fico perdido nessa área, sempre quis me aprofundar, como posso começar a aprender?”
Se você estiver na frente de um Engenheiro Naval, pode dizer:
“Meu sonho é viajar em um cruzeiro. Mas sempre tive medo. Devo ter esse medo?”
Ao compartilhar suas dores, medos ou pedir ajuda, ninguém vai negar continuar uma conversa. E isso pode levar para onde? Isso, um café!
Mas antes de marcar o café e depois de compartilhar sua vulnerabilidade, você precisará se apresentar e contar sua história, não se esqueça do #Passo2.
Se quiser ser impactante na sua apresentação pessoal, veja o vídeo abaixo:
Palestra feita no Teatro Paulo Moura, em minha cidade. Rápida, didática e impactante.
Agora, se fez muito bem a tarefa de casa, terá a abertura para contar sua própria história.
John Zimmer já dizia em 2009, em seu artigo MAKING IT STICK: TELL STORIES.
Zimmer diz, depois de um estudo realizado com seus alunos: “No discurso médio de um minuto, o aluno típico usa 2,5 estatísticas. Apenas um aluno em dez conta uma história. Essas são as estatísticas de fala. As estatísticas de ‘lembrança’, por outro lado, são quase um espelho. Quando os alunos são convidados a recordar os discursos, 63% lembraram as histórias. Apenas 5% se lembram de qualquer estatística individual.”
Ressalto aqui o poder do Storytelling.
Ressalto aqui o poder de criar emoções e gerar identificação com quem está te ouvindo.
Conte sua história. E se não sabe construí-la, é bem simples, veja abaixo.
Como diria Park Howell:
Etapa 1 – Histórico (Backstory): onde você esteve, onde está agora e para onde está indo? A história de fundo ajuda a articular rapidamente sua posição #1 no mercado: o que você faz melhor do que qualquer outra pessoa.
Etapa 2 – Herói (Hero): qual é o seu público número 1 – o herói da história da sua marca – e com o que eles se preocupam?
Etapa 3 – Apostas (Stakes): o que seu herói deseja no que diz respeito ao produto ou serviço que você oferece, e como a busca deles se cruza com os objetivos e aspirações que você tem pela sua marca?
Etapa 4 – Ruptura (Disruption): o que mudou, está mudando ou precisa mudar na vida de seu herói – e no mercado – para tornar sua oferta oportuna, relevante e irresistível?
Etapa 5 – Antagonistas (Antagonists): quais são os obstáculos e antagonistas – externos e internos – que seu herói deve superar na jornada com a sua marca?
Etapa 6 – Mentor (Mentor): qual é a posição, promessa e personalidade únicas de sua marca e como isso ajudará seu herói em sua busca?
Etapa 7 – Viagem (Journey): como é a jornada do seu consumidor?
Etapa 8 – Vitória (Victory): em que momento seu herói vence junto ao seu negócio?
Etapa 9 – Moral (Moral): qual é a moral da sua história que conecta os valores que você e sua marca compartilham com seus clientes?
Etapa 10 – Ritual (Ritual): Lave, enxágue, repita: como você criará um envolvimento tão atraente com o cliente que ele adote um uso ritualístico de seu produto ou serviço?
Então, conte uma boa história.
Por fim, ao perceber o término da conversa, relembre sua vulnerabilidade para o outro e pergunte por que não poderiam marcar um café para você ser ainda mais ajudado. Marque um horário.
#Passo6: você precisa conquistar a confiança, respeito e ser visto como interessante durante o café
Para conquistar a confiança durante o café você tem a tarefa mais difícil: ser um detetive amigo.
No que um detetive é expert? Em ouvir, fazer perguntas e colher dados.
No que um amigo é expert? Em contar segredos.
Sua missão, portanto, será de saber ouvir, fazer perguntas, colher os dados necessários para contar os melhores segredos.
Lembre-se que esse café foi marcado porque você queria descobrir mais sobre a vida profissional dela e ser ajudado por ela. Mas nada impede de você perguntar com o que ela sonha ou qual é a sua história que a levou ao sucesso.
Quanto mais você demonstrar sua atenção enquanto ouve e quanto mais contar seus segredos para ajuda-la, mais conquistará sua confiança. O que são esses segredos? Volte no início do artigo.
Para conquistar respeito e ser interessante durante o café é simples: não venda nada. Melhor, nem não pareça vender nada.
Comentário importante a seguir.
“Você estará com outro ser humano que tem as mesmas necessidades fisiológicas e sociais que você. Não é um bicho de 7 cabeças”.
Assim que a conversa chegar ao fim, seu novo amigo agradecerá por você ser tão atencioso e vai comentar:
Novo amigo: “Puxa, esquecemos de falar sobre a sua empresa”
Você: “Vamos marcar outro café para isso.”
Pronto. O próximo café é sua oportunidade.
Lá você precisará fazer o mais importante.
#Passo7: você precisa começar dando algo gratuito para a pessoa
Não adianta. Ela precisará sentir um gostinho do seu negócio.
Você conhece a música “Pais e filhos” da banda Legião Urbana?
Claramente um hit. Mas você sabe o que é um hit? Um gostinho para que o novo ouvinte conheça as outras músicas da banda.
Talvez a partir dela você conheceu “Índios” ou “Quase sem querer” ou, então, “Metal contra as nuvens” – sou apaixonado por essa última e, aliás, recomendo.
Muito bem. Então, qual é o seu hit?
No minuto 3:01 desse vídeo, temos um caso que retrata uma entrega sem esperar nada em troca.Justamente o que você irá fazer.
Spoiler: você terá algo em troca, não duvide.
Se não tiver como oferecer uma aula gratuita ou a experimentação de um produto ou alguns minutos de mentoria com você, faça dos seus amigos o seu hit.
Pulo do gato: faça o papel de ponte e ligue pessoas.
Depois de um café e alguns minutos de conversa com seu novo amigo, quais amigos seus poderiam ser indicados a ele para que os dois saiam ganhando?
A grande vantagem disso é que se der negócio entre eles, quem será ganhará o crédito? Você. Quem tem mais chances de ser lembrado? Você. Quem tem mais chances de fechar mais negócios? Você.
Nessa altura, seu amigo de café já virou seu fã. E só restará uma opção para você: atingir seu objetivo definido no #Passo3.
#Passo8: você precisa conectar seu objetivo a sua conversa no café e atingi-lo
Você fez de tudo. Você deixou a pessoa provar do seu hit, você contou os seus segredos e, por fim, foi ponte ligando-a a outra pessoa.
Resumindo, você deu todos os passos para ativar um gatilho mental: reciprocidade.
Se não sabe o que é, te explico em 3 linhas.
Se seu filho foi convidado para festa de aniversário da filha de seu amigo, então você não vai deixar de convidar a filha de seu amigo quando o aniversário for de seu filho.
Você vai ser recíproco. Quando damos algo a alguém, esse alguém tende a retribuir.
Como havia dito, você ativou esse gatilho, pois deu tudo o que tinha. E agora o que acontecerá?
Será retribuído.
Se não for fechando um negócio, ganhando uma indicação precisa, sendo convidado para contar sua história em evento ou obtendo uma promoção, você não entendeu como se joga esse jogo e não entregou nada valioso, volte uma casa.
Agora, se você sente que entregou algo valioso, o que não pode esquecer é o seu objetivo.
Você será:
- O Alpinista
- O Professor
- O Cavaleiro
- O Funcionário do Mês
Lembra?
Se você for o Alpinista, precisará contar o porquê de seu negócio e por que aquela pessoa a sua frente vai ganhar se comprar de você.
“Não tenha medo de vender. Você só vende algo a alguém porque quer ajudar a pessoa. Se tantos precisam de sua ajuda, por que tem medo de ajudar?”
Se você for o Professor, precisará mostrar que você está disposto a inspirar públicos contando sua história.
“Não tenha medo de pedir. Se você não pedir e provar que você pode inspirar pessoas, como o outro vai adivinhar? Já compartilhe seu tema principal e sua disponibilidade de agenda.”
Se você for o Cavaleiro, precisará falar que sua empresa ou sua ideia será muito melhor se a pessoa que está a sua frente aceitar uma proposta.
“Não tenha medo de abrir o jogo. Talvez aquele que está a sua frente não aguenta mais ver você enrolar. Seja direto.”
Se você for o Funcionário do Mês, terá um desafio. Mostrar que tudo aquilo que faz e fez em sua carreira deram tais resultados positivos a tais empresas, ou seja, qual será o prejuízo se perderem ou não promoverem você.
“Não tenha medo de mostrar o seu valor. Você estuda, trabalha e sonha em prosperar cada vez mais em sua carreira. Prove o seu valor e peça reconhecimento.”
#Passo9: você precisa ser indicado por essa pessoa e aumentar sua rede
Parabéns!
Se está nessa etapa é porque entendeu a anterior. Chegam aqui os fortes.
Aqueles que atingiram seus objetivos.
Se você não é um deles, poderá ser. Mas precisará estudar e aplicar tudo isso.
Quando você atingir seu objetivo, você deverá trabalhar. Isso mesmo. Dar suas aulas, entregar seus produtos que a pessoa comprou ou palestrar no evento marcado.
Nem precisamos falar de qualidade, não é? Qualidade e experiência conquistam. E você deve conquistar ainda mais o seu novo amigo.
Conquistou?
Agora tem uma nova tarefa: peça para ele te indicar a outro amigo e recomece o ciclo.
“Os frutos do networking não vêm de estranhos, vem dos seus amigos. Faça novas amizades e não novos contatos.”
Se precisar de ajuda para pedir uma indicação, siga esse fluxo de perguntas seguindo o exemplo de um Alpinista:
Você: meu amigo, como foi sua experiência ao consumir o produto x?
Ele: foi muito boa, gostei!
Você: o que você percebeu de diferente de outras empresas?
Ele: percebi que você me deu mais atenção que os outros, obrigado por isso.
Você: então valeu a pena o quanto investiu?
Ele: valeu sim.
Você: tem muita gente por aí que investe ainda mais e não tem uma boa experiência como você teve comigo. Minha missão é ajudar todas essas pessoas e mostrar que eu posso entregar o que elas precisam com um preço justo.
Ele: e você faz isso muito bem, continue!
Você: não vou parar, você pode me indicar um amigo que realmente precisaria viver essa experiência que você tanto gostou?
Ele: nossa, nem tinha me tocado. Tenho 3 amigos que precisam de você para ontem, são eles…
O segredo é levar ele a relembrar que você realmente entregou uma experiência de qualidade a ponto de ele precisar indica-la para os amigos. E, assim, você aumenta sua network.
Ufa. Quanta coisa, não?
Para fazer hoje (em 15 minutos)
Aprendemos os 9 passos para fazer networking do jeito certo e escalar seu negócio a partir de uma rede de amigos.
Quer aumentar suas amizades rapidamente?
Exercício prático.
Sempre indico que você faça, pelo menos, os passos #1, #2, #3 e #4 antes de qualquer ação de networking.
Mas se quiser ver resultado rápido.
- Encontre, no seu Facebook, Instagram, Linkedin ou lista de contatos, dois amigos que precisam se conhecer para gerar negócios, parcerias, contratações ou aprendizado.
- Faça a ponte entre os dois agora mesmo e acompanhe os resultados de 2 em 2 dias. Incite a amizade entre eles e mostre como um pode ajudar o outro, como um pode economizar contratando do outro.
No final da brincadeira, verá uma amizade entre eles se formando e, conforme conversamos sobre o gatilho da reciprocidade, peça para cada um dos dois indicarem a você um amigo.
A cada ponte, duas novas indicações.
Vamos às projeções.
1 ponte por dia útil, 5 novas indicações por semana.
5 pontes por dia útil, 25 novas indicações por semana.
10 pontes por dia útil, 50 novas indicações por semana. Só aqui você iria para, pelo menos, 200 novas amizades por mês.
Se aplicar as estratégias que te ensinei, podem ser 200 novos clientes por mês.
Voltando às projeções.
Se cada ponte durar 20 minutos e você precisar de 5 minutos para monitorar as pontes feitas a cada 2 dias, por uma semana.
Terá gasto apenas 5 horas por mês para as 200 novas amizades.
Legal, não?
Pronto! Você está preparado para criar sua rede de amizades, marcar sua primeira reunião e escalar seu negócio com estratégias de networking
Este foi um material exclusivo da Aptitude detalhando o passo a passo para você dar início a um novo canal de vendas.
Quando você começou essa leitura, sua visão de networking era mais simples: basta chegar em um evento, entregar um cartão e trocar umas palavras. Mas agora sabe que esse é o maior erro.
Aliás, certamente, poderíamos fazer uma série de artigos menores apenas sobre esse tema — por exemplo:
- Como quebrar as barreiras da timidez em networking;
- Como ter a linguagem corporal perfeita para persuadir alguém a se interessar pelo seu produto durante um café;
- Como fazer networking do jeito certo e ser referência para sua cidade.
Mas, por enquanto, vamos voltar ao objetivo inicial deste artigo. Eu quero te levar ao ponto em que você aumentará seu número de consumidores, aumentará o valor médio e frequência de compra de seus clientes usando o networking estratégico. E, ainda, conquistar todos ao ponto de fazer com que sua rede te indique.
Então, vamos falar em resultados.
Se você é mentor e cobra R$ 200,00 a hora, quantos amigos de amigos precisa conhecer para atingir R$1.000,00? Isso, 5. Você está a 5 amigos de R$ 1.000,00.
Tire o peso das costas, não são estranhos, são amigos.
Como seria se você gerasse R$ 1.000,00 todo mês somente conversando com pessoas pelo WhatsApp ou Instagram? Como seria se esse valor aumentasse gradativamente caso networking estratégico fosse seu maior canal de vendas?
Aqui te ensinei a como conhecer 30 amigos de amigos. Posso dizer que conhecer 30 pessoas novas por mês é um bom ponto de partida para pequenos e médios empreendedores. Alguns começam mirando menos para ganhar experiência, mas eu não recomendo.
É muito melhor chegar perto de ajudar 30 pessoas e, possivelmente, ganhar com isso. Do que mirar 10 e não atingir o objetivo.
O seu trabalho em networking é criar uma rede de amigos, ajudá-la e fazer com que ela te indique, para que você possa alcançar outras pessoas e ajudar cada um deles a atingir seus sonhos — ter uma saúde de ferro, poder viajar e ter tempo com a família ou ter negócios exponenciais admirados nacionalmente.
Sim, isso mesmo. Muito mais do que ganhando dinheiro, você estará ajudando alguém a conquistar seus sonhos.
Agora é a sua vez.
Se você chegou até aqui, é porque quer fazer networking do jeito certo, obter mais amizades e ser indicado para outras pessoas.
Você percebeu o valor que uma rede qualificada pode gerar. Vale mais do que qualquer tempo investido. Mas também valerá seu investimento em dinheiro.
Comente abaixo o que faz e como ajuda sua rede para as outras pessoas te conhecerem, quem sabe acha 10 pessoas por aqui!
Obrigado pela atenção.