O poder do storytelling na comunicação

Contar histórias é algo super importante para nós, humanos. É através delas que nos diferenciamos ou nos conectamos com outras pessoas, e isso é o que chamamos de storytelling.

Mas será que é possível contar histórias pensando no seu negócio? E qual é a base para a construção desses discursos? Esses são alguns dos pontos que vamos abordar na aula de hoje.

Vamos lá?

O que é storytelling?

O termo storytelling é derivado de duas palavras em inglês: “story”, que quer dizer história, e “telling”, do verbo contar.

Então, storytelling nada mais é do que a arte de contar histórias.

No mundo dos negócios e do marketing, a expressão “storytelling” é muitas vezes usada para se referir a uma técnica que usa um discurso envolvente, para transmitir uma mensagem ou ensinar algo de forma mais interessante e memorável.

Storytelling envolve a construção de um discurso com um começo, meio e fim, com personagens, conflitos e resoluções.

O objetivo dessa técnica é envolver o público em um nível emocional e criar uma conexão mais forte com a mensagem sendo transmitida. Ela pode ser usada de várias maneiras, desde a criação de grandes campanhas de publicidade até a melhoria da comunicação interna em uma empresa.

A ideia é usar a poderosa habilidade humana de se envolver com histórias para transmitir informações, e fazer com que elas sejam lembradas e compreendidas.

Mas é importante esclarecer que storytelling não é apenas contar uma história, como em um livro ou em uma narrativa simples. É ser capaz de prender a atenção do público por meio de um discurso relevante.

Logo, para gerar conexão verdadeiramente, sua história precisa de:

  • Personagens;
  • Ambientação;
  • Conflitos;
  • Mensagens comoventes e inspiradoras.

 

Como criar um storytelling?

Para criar um storytelling de sucesso, é preciso conhecer bem o seu público criando personagens e discursos que façam sentido para ele.

A história deve ter uma estrutura clara com início, meio e fim, e apresentar conflito (ou seja, uma dor que você ou o personagem resolve) e solução para gerar engajamento.

É importante também garantir que a história esteja alinhada com a mensagem ou objetivo que você deseja transmitir, e usar um tom e linguagem que se conecte com o seu público, sendo autêntico e emocionalmente envolvente.


Saiba a emoção que você quer gerar

A história da sua empresa, não precisa ser diretamente relacionada ao seu produto/serviço, convencendo o seu público a adquirir. Na verdade, ela deve evidenciar aquilo que sua empresa acredita e defende, ou seja, seus ideais.

Assim, você deve definir o que quer que as pessoas lembrem quando vejam o nome da sua empresa, aquilo que fará o público se conectar a ela.

Portanto, o storytelling não é uma estratégia de venda, mas uma forma de humanizar a sua marca.


É importante saber contar histórias

Mais do que apenas ter uma boa história, saber contá-la é um baita diferencial.

Ainda que você seja capaz de criar um discurso comovente, se ele não expressar de maneira adequada para o seu público o que sua empresa ou o que você deseja transmitir, você não alcançará seu objetivo.

Por isso, compreenda o que você deseja com seu storytelling e construa seus discursos.


A jornada do herói

Um dos principais modelos usados na construção de discursos é a famosa “jornada do herói”, conceito desenvolvido pelo acadêmico Joseph Campbell.

Ele descreve um padrão universal de narrativa que envolve um protagonista que parte de seu mundo comum para uma região de maravilhas e perigos, onde enfrenta uma crise decisiva e vence um adversário poderoso.

Depois disso, ele retorna ao seu mundo de origem, transformado e detentor de novos conhecimentos ou habilidades que lhe permitirão melhorar sua comunidade.

Essa estrutura narrativa tem sido usada em mitos, contos de fadas, filmes e romances ao longo da história da humanidade.

Por isso ela nos soa tão familiar e envolvente, pois consumimos esse conteúdo desde sempre em nossas vidas.


Conheça seu público e seu produto

Por fim, saber o que seu público busca é muito importante na hora de criar o seu storytelling. Assim, entenda quais são suas preocupações, as causas que acreditam, o futuro que almejam e como você pode ajudá-lo a conquistar tudo isso.

Além disso, não basta ter uma boa história se ela não se relaciona em nada com o seu produto/serviço.

Logo, você também deve analisar em que contextos ele aparece, como ele impacta a vida das pessoas e em que ele pode ser útil.

Dessa forma, seu discurso será não só bem elaborado, mas também valioso para o seu público.

Ainda não é aluno(a) da Universidade e quer aprofundar seus conhecimentos e adotar um estilo de vida comunicativo?

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