Não deixe de mostrar seu futebol

Fulano ainda não mostrou seu futebol!

De que adiantaria ser considerado um dos melhores jogadores, mas não colocar o que sabe em campo para as pessoas apreciarem e o time ser vencedor?

Muitas vezes é isso que você faz na sua empresa.

Com o acesso ao universo digital crescendo e se fortalecendo de forma muito expressiva, surgiu uma grande oportunidade das empresas estarem em contato com seu público de forma mais próxima, construindo conexões promissoras. Porém, muitos empreendedores desperdiçam essa chance deixando de compartilhar conteúdos de valor que contribuiriam com o sucesso do seu negócio.

Como parte do desenvolvimento de marcas conversamos bastante com as empreendedoras a respeito da importância de compartilhar informações com a audiência que elas tem em seus canais de comunicação. Porém, razões que aparecem com recorrência para justificar o desperdício dessa oportunidade são:

Acreditam que não tem nada de relevante para compartilhar

Dizem não saber expressar suas ideias

Não percebem o valor dessa comunicação para seu negócio

Sabe aquela sensação de “Nossa, entendo e tenho tanta experiência nesse assunto, mas as pessoas não conseguem perceber isso”? Esse é um forte indicativo de que você precisa começar ter essa troca com o público do seu negócio.

Não tem como ser considerado um dos melhores sem mostrar o futebol!

Quando aquilo que você é, viveu e sabe é o grande diferencial do seu negócio, mas não é comunicado, você perde a chance de ajudar e inspirar outras pessoas; deixa de atrair quem poderia se interessar pela proposta da sua marca e do seu trabalho e, se sente frustrado por não mostrar o potencial da sua empresa.

A boa notícia é que a solução para isso é ter consciência que suas vivências são fontes riquíssimas de conhecimento, trazer para a realidade das pessoas que receberão a informação quais aprendizados são mais relevantes e, conectar essa comunicação com a transformação proposta pelo seu negócio.

Seja através de estudos, experiências profissionais ou pessoais, quando você tem um negócio, você pode até não entender de todas as áreas de uma empresa, mas sobre a atividade principal dela você entende. Tudo que você acumulou de vivências e conhecimento são conteúdos valiosos para serem compartilhados.

A melhor forma de fazer isso é através do Compartilhando Saberes, que consiste em:

1. Fazer um apanhado de memórias, experiências e conhecimento.

Isso mesmo! Você vai precisar resgatar ensinamentos aprendidos em suas vivências e que possam ser compartilhados para pessoas que também podem se identificar com essas situações.

Sabe aquele desafio que você passou no trabalho e te serviu como grande lição?

E o treinamento técnico que você fez sobre o produto que você vende?

O que você diria sobre aquela conversa com um amigo que te trouxe várias ideias?

Aquilo que você aprendeu trabalhando naquela empresa, antes de decidir abrir o seu negócio, te ensinou o que?

O intercâmbio que você realizou, te despertou para quais situações?

Com certeza ao olhar para tudo isso você vai identificar muitas coisas relevantes a serem compartilhadas. Provável até que perceba que muitas delas foram transmitidas por pessoas que se dispuseram a comunicar aquilo que sabiam e assim te ajudaram.

2. Conhecer o público que receberá essas informações

Tendo em mente todos esses saberes que podem ser compartilhados, chegou a hora de direcioná-los ao público do seu negócio.

Como são essas pessoas?

Que elas gostam de fazer?

Pelo que elas tem interesse?

Quais situações que você passou que elas também podem ter passado?

Quais os pontos em comum entre sua jornada e a delas?

Com essas informações em mãos, os saberes serão filtrados. Podem ser que alguns não façam sentido, mas com certeza a maioria fará.

3. Mostrar às pessoas como aquela informação se conecta com seu produto/serviço.

Agora chegou o ponto- chave para sua comunicação surtir efeito para o seu público. É o momento de contextualizar todos esses saberes com o tipo de proposta do seu negócio, seus produtos e serviços. 

Aquilo que é aprendizado técnico relacionado à área acaba sendo mais fácil de fazer essa conexão, mas vivências podem conectar ainda mais com seu público, gerar identificação e fazê-los entender o potencial de solução do seu serviço prestado, seja diretamente por você, seja pela sua empresa.

Vamos de exemplo para te ajudar a visualizar como fazer isso. Suponha que em algum momento da sua vida você tenha passado pela experiência de ter quebrado o pé e por isso tenha ficado com a mobilidade comprometida. Como você morava apenas com a sua esposa e ela trabalhava fora, você ficava o dia todo sozinho, passando por vários “perrengues” por conta disso. Cada vez que pensava que tinha que pegar a muleta para fazer coisas muito simples como levantar para acender a luz, pegar o controle da TV e outras tarefas que em outro momento eram naturais, mas nessa situação não, até desanimava.

O tempo passou, você se recuperou e agora é dono de uma empresa de automação residencial e o que você mais pensa é “Se fosse na época do pé quebrado, com a casa automatizada, minha vida teria sido mil vezes mais fácil”. 

Pronto! Está aí uma experiência que você pode compartilhar e conectar com os produtos e serviços de automação que você oferece e que podem resolver desde essas situações até outras mais complexas e facilitando a vida dos seus clientes. Você uniu uma vivência, com pontos em comum com o público do seu negócio e que se conectou com a proposta da sua marca.

Viu como seguindo esses passos você pode achar alternativas muito interessantes de se comunicar com o seu público?

Agora só depende de você! Começar agir ou continuar desperdiçando a chance de se conectar e com seu cliente, ser visto como referência e mostrar todo o potencial do seu negócio.

A maior fonte de conteúdo da sua empresa é você. Comece hoje mesmo esses 3 passos e avance com a comunicação da sua marca.

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