Mostre-se para o mundo

Você vai levar tudo o que está dentro de você para o túmulo? Nossa, pesado né? Mas é a mais pura realidade, sabe por que?

Infelizmente muitas pessoas têm medo de expressar o que sentem e pensam e com isso levam tudo o que poderia ajudar outras pessoas pro túmulo.

Eu estou te dizendo isso porque eu mesmo sou um exemplo, eu sempre acho que o que tenho dentro de mim não tem o menor valor, então eu me silencio. 

Isto acontece devido principalmente a três fatores:

O primeiro fator é a falta de autoconfiança, que muitas pessoas acham que é não ter medo de nada e fazer tudo o que vem na mente, mas na verdade não é bem assim, a autoconfiança é você fazer apesar do medo, vergonha ou insegurança que possa sentir.

A autoconfiança é uma ferramenta poderosíssima que poucas pessoas utilizam pois se iludem achando que só vão ter autoconfiança quando não tiverem mais medo de nada e com isso, ficam acuadas, não se expressam e deixam o medo paralisar suas atitudes.  

O segundo é por se achar insignificante, muitas pessoas, assim como eu, só vivem suas rotinas “normais”, trabalham, estudam e acreditam que nada em sua vida pode inspirar ou transformar a vida de outras pessoas e assim se mantêm caladas em suas rotinas;

E o terceiro, mas não menos importante, é a comparação com pessoas de sucesso e muitas vezes pensamos: “quem sou eu para dizer algo, perto de FULANO” e talvez você conheça uma pessoa incrível, que tenha conquistado várias coisas fantásticas na vida e mesmo assim, se compara a outras pessoas e não se sentem tão boas assim, não conhece? Se você não conhece alguém assim, será que essa pessoa não pode ser você?

No meu caso, sempre ouço histórias espetaculares de outras pessoas que viajaram o mundo, viveram experiências incríveis, que tem sucesso profissional, etc e aí eu penso: “o que eu vivi nem se compara ao que essa pessoa já viveu”.

A questão é que isso causa vários problemas:

Primeiramente frustração, pois a pessoa não consegue colocar para fora seus sentimentos, suas histórias, seus pensamentos, sonhos, desejos, etc;

Logo após, baixa autoestima, aqui a pessoa sempre acha que é inferior aos outros, lembra quando eu disse que muitas vezes pensamos: “quem sou eu para dizer algo, perto de FULANO”?

E para finalizar, a estagnação pessoal e profissional , onde a pessoa não se sente motivada a buscar experiências novas e fica presa a uma rotina infeliz e engessada.

No quesito autoestima, nunca tive um nível alto, sempre me vi muito inferior a outras pessoas e isso infelizmente foi me levando cada vez mais a estagnação pessoal e profissional, porque eu sempre pensava que era tarde demais para começar a viver coisas novas, a me conhecer e fazer as outras pessoas me conhecerem como eu realmente sou. 

A boa notícia é que existe uma solução para isto que é o AUTOCONHECIMENTO, ou seja, entendermos que quanto mais nos conhecemos e entendemos que sempre temos algo a acrescentar na vida de outras pessoas, mais leve fica expressar o que sentimos e falamos.  

E a melhor forma de fazer isso é através do Método 2PC que consiste em:

1º P de Pensar – tudo o que você passou na sua vida te fez chegar onde você está hoje, tanto as coisas boas, quanto as coisas não tão boas assim e você com certeza tem algo a acrescentar para o mundo; 

2º P de Praticar – comece a contar suas ideias e sentimentos com pessoas próximas a você, família, amigos, parceiras ou parceiros e isso te dará autoconfiança e você começará entender o quão importante você é para o mundo;

C de Comunicar – ter atitude e se expor, usar a comunicação de forma com que você consiga passar para as pessoas tudo o que você pensa e sente e assim, criar oportunidades.

E através do Método 2PC, digo a você, caro leitor, que uma das melhores experiências que já vivi, foi através da Mentoria de Comunicação da Aptitude e que logo após o término da minha apresentação, recebi feedbacks de pessoas que se identificaram com o que eu havia dito, se emocionaram, lembraram de alguém, se fortaleceram e então, nesse momento percebi que SIM, a minha história merece ser contada, assim como a de todo mundo e que podemos impactar outras pessoas, mesmo que talvez nunca saibamos disso e precisamos entender que se comunicar é criar oportunidades, sabe por que? Porque pessoas são oportunidades!  

Mas agora, depois de tudo isso que falei aqui, tenho uma pergunta para te fazer: você ainda acha que sua história não deve ser contada? Você ainda acha que o que você sente não importa para você mesmo ou para outras pessoas?

Você poderia impactar a vida de outras pessoas de alguma forma baseado nas suas experiências de vida e você acha justo continuar calado e guardando esse “arquivo” incrível seu que se chama “Experiências da Minha Vida”?

Eu demorei muito para entender que a comunicação é a chave da vida e que isso tem o poder incrível de criar oportunidades inimagináveis! A comunicação tem o poder de tirar o que você tem dentro do peito e jogar para o mundo de diversas formas e eu te convido a se abrir e mostrar o quão lindo e incrível é você e a sua história!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.