Liderança é comunicação

Se você é líder, com certeza entende a importância e a conexão entre a comunicação e a liderança, certo?

Afinal, esse conjunto são os ingredientes principais para formar uma equipe engajada, motivada, colaborativa e construir uma cultura organizacional capaz de atrair e reter talentos. Mas existe uma coisa que pode eliminar completamente esses ingredientes de uma empresa: os ruídos de comunicação.

 

E é sobre a conexão de comunicação e liderança que vamos falar nesta aula.

 

Comunicação e liderança: por que elas devem caminhar juntas?

Comunicação não é só transmissão de informação: é um processo de interação entre as pessoas. Comunicar é tornar comum, e é por isso que a escuta é tão importante quanto a fala. Para as lideranças, isso fica ainda mais evidente: falar com clareza é importante, claro, mas o líder não pode esquecer que ele precisa ser um excelente ouvinte também. Entre os principais problemas que podem acontecer por falta de comunicação na liderança, existem dois que merecem muita atenção porque impactam toda empresa. O líder que fala sem segurança não transmite a confiança necessária para quem está ouvindo – e uma equipe que não confia no próprio líder se sente perdida. E isso impacta diretamente o clima da equipe. Além disso, a falta da comunicação clara e objetiva entre o time e a liderança pode criar ruídos, que podem prejudicar (e muito) o bom relacionamento entre todos. No entanto, os líderes que se comunicam bem constatam um maior engajamento e um aumento na produtividade da equipe, segundo pesquisas. O que esses dados revelam é que comunicação e liderança precisam andar sempre juntas. Por isso, na aula de hoje, você vai aprender 5 estratégias práticas para aliar as duas coisas e otimizar a sua comunicação enquanto líder. 

 

Vamos lá?

 

1 – Alinhe metas e expectativas com clareza

O primeiro passo para uma comunicação eficaz entre líder e liderado é deixar as expectativas claras desde o primeiro momento. Explique o quê, porquê e como fazer, para que o colaborador saiba quais são os resultados esperados dele e o que configura um bom trabalho e uma entrega bem sucedida. Apresente as metas individuais da área e da empresa, para que todos compreendam de que forma seu trabalho contribui com os objetivos maiores da organização. Também é importante acompanhar a evolução dessas metas periodicamente, em reuniões individuais e de time, apresentando os resultados atingidos. Mais importante do que atingir um resultado, é saber comemorar quando um esforço foi bem sucedido.

 

  1. Saiba dar e receber feedbacks de forma assertiva

 

 

O feedback – tanto positivo, quanto negativo – é uma das ferramentas de comunicação mais importantes dentro das relações, principalmente as profissionais. Ele é uma forma sistematizada de reconhecer bons resultados e atitudes e realinhar as expectativas quando algo não sai conforme o esperado. É um recurso essencial para inspirar, motivar e desenvolver os talentos da sua equipe.

 

  1. Confirme se as pessoas estão compreendendo suas solicitações

Sempre que delegar uma nova tarefa ou fizer uma solicitação a um colaborador, faça isso da forma mais clara e completa possível, fornecendo detalhes sobre o assunto. Então, certifique-se de que o profissional compreendeu corretamente as instruções. Se sentir necessidade, confirme: “Entendeu o que você precisa fazer? Então me diz: o que você precisa fazer?” E deixe que o colaborador compartilhe a sua própria interpretação.

 

  1. A informação está chegando onde deveria?

Sabe aquela parte dos seus fluxos ou processos que toda vez “dá um ruído”? Antes de passar mais um feedback para a sua equipe, se faça as seguintes perguntas:

  • Pode existir um ruído de comunicação impactando esse resultado? 
  • Será que a informação realmente está chegando onde ela é necessária?
  • O que pode ser feito para minimizar este problema? 
  • Existem outras pessoas na equipe ou na empresa que têm as peças que estão faltando nesse processo? 

Esta é mais uma forma de como o líder pode impactar positivamente a comunicação no seu time: construindo pontes, colocando em contato as pessoas que podem se ajudar mutuamente e agindo como um facilitador nas relações da equipe.

 

  1. Escutar é demonstrar interesse

Por último (mas não menos importante), é essencial escutar as pessoas do seu time e demonstrar interesse pelos seus sonhos e objetivos – tanto profissionais quanto pessoais. Isso pode ser feito tanto em interações do dia a dia quanto em momentos pensados especificamente para isso, como reuniões de time e individuais (rituais ou arfatos de conexão).

 

Aplique as estratégias e mensure o resultado no seu dia a dia

Por mais que em sua grande maioria podemos considerar que haja profissionalismo nas relações de trabalho, as pessoas não deixam seus sonhos e características pessoais em casa quando vão para o trabalho.

 

E estes aspectos têm um grande impacto na sua motivação e no seu desempenho no dia a dia.

 

Lembre-se que é importante agir com empatia (já fizemos uma aula completa sobre esse tema) e estabelecer uma relação de confiança com as pessoas do time. Isso abre o diálogo, torna as pessoas mais acessíveis e facilita o feedback – além de deixar o clima muito mais leve e colaborativo. Um bom líder é também um excelente ouvinte e comunicador, que se preocupa verdadeiramente com o desenvolvimento profissional e pessoal da sua equipe.

 

Aplique as estratégias que aprendeu e colha os frutos de uma boa liderança.

Ainda não é aluno(a) da Universidade e quer aprofundar seus conhecimentos e adotar um estilo de vida comunicativo?

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