Como manter o controle?

Com certeza você já se deparou com as seguintes situações:

  • “Preciso fazer uma apresentação em público.”
  • “Me pediram para dar feedback quando eu estava despreparado.”
  • “Preciso cumprir aquela exigência que não concordo.”
  • “Vou trabalhar com aquela pessoa que não me dou muito bem.”

 

Quando nos deparamos com situações de pressão ou momentos difíceis é que sentimos falta do controle emocional, não é mesmo?

Na aula de hoje, vamos falar sobre como assumir o controle frente as adversidades.

 

Vamos lá?

 

A emoção nos mobiliza para a ação.

Grave bem essa frase.

As emoções podem despertar nosso melhor ou nosso pior.

Quando precisamos falar em público, por exemplo, pode bater aquela ansiedade onde ou acabamos ficando vermelhos e esquecemos tudo o que tínhamos pensado em falar ou pode ser que essa situação frustrante seja simplesmente a motivação que precisávamos para nos preparar melhor para uma próxima oportunidade, não é verdade? Percebe que essa emoção pode desencadear uma ação positiva ou negativa?

 

Pausa importante: nossas aulas seguem uma ordem lógica para entregar o melhor conteúdo — se quiser saber mais sobre o medo de falar em público, volte algumas aulas em seu e-mail e tenha acesso ao repertório completo.

 

Voltando ao tema desta aula…

 

O controle emocional nada mais é do que a habilidade de lidar com os nossos próprios sentimentos em momentos desafiadores. Mas calma lá, isso não quer dizer deixar de sentir emoções (a aula anterior contextualiza principalmente a importância da emoção “medo”), não é sobre frieza e ser apenas racional, é sobre buscar o equilíbrio entre razão e emoção.

 

Precisamos respirar.

Para conseguir controlar nossos sentimentos e não deixar que eles nos controlem, precisamos de tempo. Tempo para que nosso lado racional possa entrar em jogo e analisar a situação antes que apenas nosso lado emocional tome as decisões.

 

Por exemplo: antes de responder aquele e-mail difícil, pare e conscientemente preste atenção na sua respiração. Dessa forma você vai oxigenar o seu corpo e repensar em como irá responder.

Diga-me com quem andas:

Com quem você passa a hora do almoço no trabalho? Para quem você conta o que está acontecendo na sua vida? Com quem você convive? Você tem uma forte influência nessas pessoas e, consequentemente, essas pessoas têm uma forte influência sobre você.

Quer ter mais controle emocional? Prefira estar ao redor de pessoas que tem essa habilidade mais desenvolvida e evite ficar (quando você tiver a chance de escolher) com pessoas negativas, depreciativas e intempestivas.

Todos têm o seu lado B.

Pessoas com bom controle emocional têm não só uma mente equilibrada, mas uma vida em equilíbrio.

Você é uma pessoa totalmente focada em apenas um aspecto da sua vida? Será que não é hora de trazer uma variedade maior de atividades?

Para manter a inteligência emocional, é de extrema importância estarmos em movimento. Você pode optar por fazer um esporte ou atividade física, algo artístico, algum hobby que lhe traga essa satisfação genuína e sirva como um equilíbrio para os dias difíceis.

Literalmente não somos apenas nossas emoções.

“Se uma emoção foi desencadeada é para ela ser sentida” então não vale a pena você pensar que não quer sentir ansiedade, porque isso não vale a pena. Afinal, você vai reprimir essa ansiedade e ela vai aparecer de forma descontrolada em um outro momento, ou no seu próprio corpo (sonolência, dores de estômago, enxaqueca, fome excessiva, alergias repentinas).

Aceite que você está nervoso(a), ansioso(a), triste e permita-se sentir. Mas tire da sua vida essa mania de ficar repetindo que você É nervoso, que você É ansioso, que você É triste…

Nós não SOMOS emoções, e falar dessa forma só dificulta nossa jornada para o desenvolvimento do controle emocional.

“Isso” realmente é meu?

Pare tudo!

Essa situação que está te estressando ou te chateando, tem realmente a ver contigo? Porque muitas vezes caímos na besteira de fazer a auto referência para coisas que nem são verídicas ou nem tem a ver conosco.

Aquele colega de trabalho está falando baixinho, mas não necessariamente está falando mal de você, aquela pessoa deu risada e provavelmente não foi de você, aquele outro está fazendo um trabalho que não lhe diz respeito, então por que isso teria que tirar o seu sono?

 

Conhecimento nunca é demais (e é por isso que você está aqui). Se você gostou desta aula e quer realmente desenvolver seu controle emocional, pesquise mais sobre o assunto: ouça podcasts, leia livros, faça cursos… Conhecimento nunca será demais e aumenta a possibilidade de você ouvir ou ler algo que te desperte para colocar em prática o que for preciso para ter o tão desejado controle emocional.

 

Conte conosco, estaremos aqui sempre compartilhando o melhor conteúdo para contribuir em sua vida tanto no mundo profissional quanto pessoal.

Ainda não é aluno(a) da Universidade e quer aprofundar seus conhecimentos e adotar um estilo de vida comunicativo?

Compartilhe:

Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.