Como divulgar seu negócio e ainda ser pago por isso (mesmo que você seja péssimo em vendas)

Afinal, como divulgar o meu negócio?

É, eu sei…

Você foi chamado de louco quando disse para seus familiares que iria abrir uma empresa né?

“Como assim? Por que não estuda para aquele concurso do banco?”

Eu sei!

Por mais seguro que você estivesse quando tomou esta decisão, fala a verdade, a vida de um empresário é muito incerta né?

Um mês você bate as metas e fica feliz.

Minutos depois, já está preocupado com as metas do próximo mês.

Aquele sentimento de que não sabe por quanto tempo poderá garantir o sustento da sua família é inexplicável. Poucos aguentam esse dilema.

O mundo está mudando de forma assustadoramente rápida, e sinto muito lhe dizer isso, mas se você não fizer nada, em breve seu negócio não existirá mais.

Mas e se eu te disser que este artigo poderia mudar essa realidade, você estaria disposto a ler?

Eu pergunto porque sei que um conteúdo como este não é pra qualquer um. É para aqueles que precisam, de verdade, ou então para aqueles que não esperam a necessidade chegar para agir.

Não seria maravilhoso você vender muito mais, sem precisar contratar um novo funcionário?

Não seria ótimo se você fosse convidado a divulgar seu negócio, ser pago por esta divulgação e ainda conseguir novos clientes com isto?

Acredite, isto é mais simples do que você pode imaginar.

Como criei uma empresa do zero e conquistei vários fãs (mesmo sem ajuda de uma agência)

Em 2010 entrei na faculdade. O curso era Engenharia de Produção.

E naquela época, o bicho do empreendedorismo já tinha me picado. Eu sabia que em algum momento eu iria abrir meu próprio negócio. Esse era meu grande sonho na época.

Porém, como não tinha nenhuma área em que tinha a vontade e coragem de investir meu tempo e dinheiro, resolvi ir para o mercado. Trabalhei todao o período da faculdade em 3 empresas, todas atuando na área de engenharia.

Se você também tem TOC, deve estar louco pra desentortar esse diploma, certeza! haha

Depois que finalizei a faculdade, em 2014, sabia que trabalhar em uma grande empresa poderia me trazer o know-how que eu precisava para ter a minha empresa. Então comecei a participar de vários processos seletivos para Programas de Trainee.

Foi aí que tive um momento muito marcante em minha vida.

Perdi uma grande oportunidade por não se comunicar da melhor forma. Não irei entrar nos detalhes de como aconteceu, mas caso queira saber os detalhes, comento mais nesse artigo curto AQUI.

O que interessa aqui é que este acontecimento me motivou a fundar em 2018, juntamente com o Guilherme Constancio, a Aptitude, uma Escola de Comunicação com cursos presenciais, online e consultorias.

Iniciamos do zero!

Eu e o Guilherme ainda trabalhávamos como funcionários de empresas diferentes, mas utilizávamos nosso período pós-expediente e finais de semana para ministrar os cursos e desenvolver novos produtos.

Utilizávamos uma sala emprestada, improvisamos em muita coisa e compramos os materiais que faltavam.

E apesar de toda incerteza que tínhamos, conseguimos crescer consistentemente, mês a mês. Em 10 meses, estávamos comemorando a conquista de nossa sede própria.

A empresa foi crescendo e em novembro de 2019, estávamos atingindo um outro marco. Reunimos nossos clientes para comemorar nossos primeiros 100 alunos.

O seu grande problema ao divulgar seu negócio

Empreender ficou na moda.

Nunca imaginei que veria na TV um comercial incentivando o empreendedorismo, mas sim, aconteceu.

Porém, não é de hoje que este é um grande sonho pra muita gente.

Um analista de marketing adora fazer bolos e cria verdadeiras esculturas de açúcar no seu tempo livre, é uma paixão. E por que não fazer disto um negócio?

Um engenheiro que adora motos começa a organiza encontros de motociclistas e percebe que, além de ser algo muito prazeroso, organizar eventos pode ser algo muito lucrativo. Que tal abrir um CNPJ?

Mas aí vem a primeira dificuldade:

Meu bolo é o melhor da cidade, mas só eu sei disso. Eu não sei como divulgar o meu negócio, o meu trabalho.

Enquanto isto, o confeiteiro do bairro ao lado está contratando mais 2 pessoas para ajudá-lo. As vendas dele estão bombando!

PS: o bolo dele não tem nem 10% da qualidade do meu.

Pronto! Identificamos qual é o problema que faz com que esses empreendedores estejam num curso de comunicação.

O problema é evidente:

Eles focam na qualidade do produto……e só!

Eles fornecem produtos excelentes, prestam serviços de alta qualidade. Mas, apesar disso, têm grande dificuldade de vender seus produtos, de divulgar seu negócio, de comunicar a essência de sua empresa e de seus produtos para o mundo.

A raiz do problema

Ao invés de simplesmente falar porque isto acontece, vou falar aqui os 3 grandes erros que esses empreendedores cometem. Talvez você se identifique com no mínimo 1 deles.

Erro #1: Achar que você não é um bom vendedor

As pessoas geralmente fazem uma associação super errada:

Sou tímido, portanto não sirvo para vender.

Acredite, eu te entendo!

Eu sei porque várias pessoas pensam assim.

Quantas vezes não fomos abordados por vendedores super entusiasmados, falando muito, tentando vender um produto a todo custo, não é mesmo?

Estas experiências nos deixam uma marca e criam em nós um estereótipo do que é ser um vendedor. Portanto, se não me encaixo neste estereótipo, esquece!

Engano seu!

No Nercast, um dos maiores e mais tradicionais podcasts do Brasil, Flávio Augusto, fundador da escola de inglês WiseUp e do MeuSucesso.com, fala exatamente sobre isto:

Erro #2: Terceirizar as estratégias de marketing

Você com certeza já ouviu isso:

“Foque naquilo que você sabe fazer, deixe o marketing com a gente!”

É uma proposta tentadora, eu sei. E realmente faz sentido.

Mas o problema aqui não está em terceirizar o marketing, mas sim em terceirizar a ESTRATÉGIA de marketing.

Como empreendedor, você precisa ser mais generalista do que especialista.

Você não precisa ser expert em estratégias de marketing e em qual a melhor estratégia para divulgar seu negócio, mas você deve saber o mínimo para delegar as ações à uma empresa. E esta dica se aplica não somente ao marketing, mas a várias outras áreas que uma empresa necessita: contabilidade, jurídico, comercial, operacional, RH, etc.

Mas então por que decidi falar de marketing?

Porque a estratégia de marketing é a forma como sua empresa será mostrada para o mundo. Afinal de contas, como você quer que sua empresa seja vista pela sua cidade, região, país?

Erro #3: Vender um produto

Pergunta rápida: você vende um produto ou serviço?

Pois é, meu caro, minha cara!

Se a resposta for sim, você está cometendo um grande erro.

Sinto muito dizer isto, pode ser um choque pra você, mas é a mais pura verdade.

Quantas histórias vemos de pessoas que começam a empreender porque gostam de fazer uma atividade e acreditam que aquilo poderá trazer alguma renda para eles.

Sim, alguma renda pode ser que ela consiga.

Mas convenhamos, a maioria dos empreendedores querem ver sua empresa prosperar né? Contratar mais funcionários, abrir mais filiais, ganhar mais dinheiro.

Mas aí fica uma questão, será que aquilo que você gosta de fazer é algo que as pessoas procuram? Será que, a partir dessa paixão, você conseguirá conquistar tudo isto que deseja como empreendedor?

O grande erro aqui é vender um produto ou serviço. O correto é vender transformação!

E qual a diferença entre vender um produto e vender a transformação?

Vender um produto parte da sua necessidade: vender o que você tem.

Vender uma transformação parte da necessidade do seu cliente: vender o que ele precisa, o que ele busca, o que ele quer.

Apesar de clichê, essa frase diz tudo:

“Ninguém compra uma furadeira, mas sim um furo na parede.”

E eu vou além.

“As pessoas não querem um furo na parede, mas sim uma sala mais bonita.Então, elas precisam de um quadro na parede. Para isto elas precisam de um furo na parede. Para isto, elas precisam de uma furadeira.”

Isto é o que eu chamo de transformação da transformação.

  • Qual é a transformação que seu produto oferece?
  • Qual é a transformação que ocorrerá a partir desta primeira transformação?

Responda essas perguntas a partir daquilo que você vende e mude a forma como irá falar sobre sua empresa e divulgar seu negócio.

Porque você deve divulgar seu negócio da forma correta (imediatamente)

Pode ser que você tenha identificado que este seja um grande problema em sua trajetória como dono do próprio negócio.

Mas o que você talvez não tenha refletido é sobre as consequências disso.

E aqui, eu posso citar 3 grandes problemas decorrentes da falta de comunicar com clareza o que o negócio faz:

Motivo #1: Sua empresa pode estar morrendo

Existe uma certa cultura do menosprezo às vendas.

É como se vender fosse algo errado. Existem até pessoas que tem vergonha de vender e divulgar seu negócio.

E isto reflete em uma dura realidade. A pessoa ama o que faz, cria um excelente produto, mas não consegue vender da melhor forma.

Pronto. A partir daí a tendência é que esta empresa não chegue ao seu segundo ano de vida.

Independente do ano, a taxa de mortalidade de Micro e Pequenas empresas é assustadora, com uma média de 49% nos 5 anos medidos nesta pesquisa.

Se quiser ver a pesquisa completa, é só acessar aqui.

Motivo #2: Você não consegue se diferenciar da concorrência

Empreender é saber lidar com a concorrência.

O problema é quando você sentir que não importa o que você faça, seu concorrente está sempre à sua frente.

Isso é desanimador, eu sei. E muito disto vem da dificuldade de se diferenciar em relação a outras empresas que oferecem o mesmo produto ou serviço.

Mas se ambos fazem a mesma coisa, como se diferenciar?

Dica simples e rápida: tenha um posicionamento oposto ao do seu concorrente.

Como assim?

Se você fizer sempre o mesmo que ele faz, você nunca irá ganhar o jogo. Isto porque quando você se posiciona com as mesmas características que ele, apenas um dos dois poderá ganhar.

Mas, existe uma forma de você ganhar, mesmo que seu concorrente também ganhe. O segredo é ter um posicionamento oposto ao dele.

  • Se alguém gosta de rapidez, tem alguém que gosta de calma.
  • Quando há uma empresa que vende robustez, há outra vendendo delicadeza.
  • Se existe quem gosta de paz, existe quem gosta de caos.

Quando um empreendedor divulga seu negócio se posicionando com uma certa característica e tem sucesso, haverá outro vendendo o mesmo produto, porém com posicionamento oposto. E o melhor disto é que, apesar de concorrentes, ambos podem se dar bem, pois os clientes são diferentes.

Então, ao invés de sempre ficar tentando fazer o mesmo que a concorrência, porque não fazer algo totalmente oposto? Pode ter certeza que desta forma, se torna muito mais fácil.

Em um mercado onde todas as pastas de dentes são refrescantes e gostosas de se usar, porque não fazer uma pasta de dente amarga que remete à saúde (remédio), que tem o foco em dentes mais sensíveis? Pronto, acaba de nascer a Sensodyne.

Em um mercado onde todos os celulares competem por cada vez mais funcionalidades, porque não fazer um celular simples, fácil de usar e com design minimalista? Pronto, acaba de nascer a Apple.

O Conrado Adolpho fala exatamente sobre isto neste vídeo:

Se você quer aprofundar neste assunto, recomendo muito o livro A estratégia do Oceano Azul, de W. Chan Kim

Motivo #3: Você poderá se frustrar (e muito)

Imagina você ter a oportunidade de estar em um lugar repleto de grandes referências para seu mercado e descobrir que você não consegue falar bem sobre seu próprio negócio, enquanto as outras pessoas ali estão arrasando em suas apresentações?

Pois é, foi exatamente isto que aconteceu com o Marcelo Ceron, sócio proprietário da Cerocha, indústria de móveis para banheiro e cozinha.

Ele pode falar melhor do que eu sobre o que aconteceu. Dá uma olhada no que ele disse aqui nesse vídeo:

PS: Assistir aos primeiros 30 segundos do vídeo é o suficiente para você entender a história.

Este é apenas um exemplo no meio de vários que acontecem todos os dias.

O sentimento de não conseguir falar bem sobre a própria empresa que criou é algo frustrante e desmotivador. E sem dúvida nenhuma, é um fator que faz com que você perca oportunidades maravilhosas de deixar sua marca, de ser admirado, de impressionar.

A atitude que poderá salvar sua empresa

Bom, chegamos até aqui falando apenas de problema.

Mas agora chegou a hora de propor soluções. E pra facilitar o seu entendimento, a solução é uma só:

Pare de terceirizar a sua imagem como empreendedor e a imagem de sua empresa. Se torne o porta-voz da empresa, utilizando sua própria comunicação como a melhor ferramenta para vender, não apenas seu produto, mas o propósito da empresa como um todo.

Parece simples, mas depois de ler isto, você deve estar se perguntando:

Legal, mas e aí? O que eu preciso fazer?

Amelhor forma de utilizar a comunicação como ferramenta para vender é apenas isto: criar uma Apresentação-mãe.

O que é uma Apresentação-mãe

Imagine que você foi convidado para ministrar uma palestra para falar sobre sua história, sua empresa, seus produtos. Você tem um mínimo de 20 minutos para apresentá-la, mas não há tempo máximo.

Pergunta valiosa: Sobre o que você falaria?

Provavelmente você se sentiria super perdido sobre o que falar, quais histórias contar, como colocar toda esta vivência em palavras e o mais difícil: como fazer tudo isto seguir uma linha de raciocínio, uma estrutura que faça sentido para quem esteja ouvindo.

E por que eu acredito que esta é a solução?

Porque vivenciei isso, várias e várias vezes.

Um dos pilares da minha empresa, a Aptitude, é o aprendizado por meio de projetos. Isto significa que para que o aluno possa aprender de fato, ele precisa aplicar os aprendizados em um projeto único.

Mais do que isto, ele precisa se comprometer com este projeto. Para que isto ocorra, no curso Comunicação de Impacto, todos os alunos têm uma missão: criar uma apresentação que será ministrada por eles em um evento aberto para convidados, que ocorre no último dia de aula.

É isso aí, skin in the game!

Apesar da grande maioria não se achar capaz disso, no dia do evento estão todos lá, dando um show, fazendo a platéia sorrir, chorar, se emocionar.

Tudo isso em uma apresentação de 10 minutos. Para muitos, esta é a primeira palestra de suas vidas.

E claro, a grande maioria utiliza com tema central a sua atividade como empreendedor.

Foi o caso do Matheus Camargo, que fez sua apresentação contando sobre sua vida e o que fez com que ele entrasse para o mundo do futebol americano. A palestra está aqui na íntegra:

E depois da construção e da apresentação desta palestra, eles se sentem muito mais confortáveis ao falar sobre suas empresas.

Um caso muito marcante foi o Lucas Tavares, diretor da Transbrand, uma agência de branding.

Depois de criar sua apresentação no curso e apresentá-la com sucesso, ele teve a oportunidade de fazer a mesma apresentação para um grupo de empresários, potenciais clientes dele.

O resultado disso? Ouve aí o que ele tem a dizer:

Legal né?

Pois é, a partir de agora, você terá esta missão. Você irá criar sua Apresentação-mãe, e nos próximos minutos eu irei te ensinar como criar uma palestra tão bem elaborada que você vai sentir vontade de ministrá-la o mais rápido possível.

Não há segredos. Você precisa apenas implementar o sistema descrito neste artigo. É uma questão de seguir passos.

Como criar sua Apresentação-mãe para divulgar seu negócio em 4 passos

Imagine uma escada.

Para que você possa chegar no topo, é preciso subir degrau por degrau.

Dá pra pular alguns degraus? Claro que dá.

Mas a gente sabe o quanto é perigoso a gente cair e se quebrar todo né?

Para que você possa criar esta apresentação, digamos que a apresentação seja o topo. Você deverá subir 3 degraus antes de chegar até ele.

Ao todo, são 4 passos para a criação de qualquer tipo de apresentação (palestra, pitch de venda, negociação, etc). É o que chamamos de PCPA.

Vou explicar de forma resumida cada um destes passos e depois, entramos de cabeça em cada um deles para criar a sua apresentação.

1º Planejar

Planejar uma apresentação é, sem dúvida, a etapa mais importante de todo o processo.

Todos os passos à seguir terão como base esta etapa.

Imagine que você queira fazer uma receita nova que viu na internet.

Você já tem bastante ingredientes na sua despensa. Mas para que a receita fique deliciosa é preciso buscar mais ingredientes no supermercado.

A etapa de planejar é exatamente isto. Você precisa entender o que você já tem em sua “despensa” de conteúdo, ou seja, tudo aquilo que você já tem de conteúdo: conhecimento, habilidades, histórias de vida, cases, entre outros.

Além disso, é preciso procurar conteúdos extra no supermercado chamado Google. Para isto é preciso fazer uma pesquisa sobre aquilo que iremos falar na apresentação.

2º Construir

Lembra quando disse que é arriscado pular degraus?

O degrau da construção é, geralmente, a primeira coisa que as pessoas fazem ao criar apresentações, ignorando a etapa do planejamento. Abrem o powerpoint e começam a montar os slides, pensando no que seria interessante falar, o que é um grande erro.

Começar a construir sem planejar antes é como pegar o carro e sair pra estrada rumo a praia, sem ao menos saber qual praia vai, se o carro está preparado para a viagem e se estou levando tudo que precisa.

Construir uma apresentação é pegar todo o conteúdo que foi criado no Planejamento e organizá-lo de forma que sua apresentação seja de fácil entendimento e que atinja o objetivo que você deseja.

3º Praticar

Praticar é um dos passos mais negligenciados de um processo do completo zero até uma apresentação de sucesso.

Quando falamos em praticar uma apresentação, já pensamos em alguém falando sozinho, né? Mas é importante dizer que existem dois tipos de prática: prática de conteúdo e prática de desempenho.

Uai, prática de conteúdo? Como assim?

Calma, não vou dar spoiler, veremos isto mais quando estivermos falando especificamente sobre Praticar.

4º Apresentar

Este é o momento em que a apresentação é de fato, ministrada.

Explicado de forma breve cada um dos passos, vamos aprender o que deve ser feito em cada um deles.

Informação importante: em cada um dos passos (ou degraus, como quiser chamar), haverão alguns tópicos, sendo que alguns deles poderão ser encarados como exercícios práticos pra você fazer agora mesmo e fazer deste artigo, um curso.

Portanto, abra um documento em seu computador, um bloco de notas em seu celular e mãos-a-obra.

Passo 1 – Planejar

Se você já ouviu sobre autoconhecimento mas não sabe do que se trata isso ou não dá muita bola, esta etapa vai te mostrar o quanto isto é importante para uma comunicação muito mais poderosa.

No Passo 1 – Planejamento, a primeira missão é desvendar sua despensa. Afinal de contas, o que você tem de interessante a dizer?

Para isto, vamos a nosso primeiro exercício

Passo 1.1. Crie uma Tese

Um empreendedor de sucesso é aquele que identifica um problema, uma dor, se apaixona por este problema e cria uma solução criativa para ele.

Quanto maior a dor, mais as pessoas estão dispostas a pagar para resolvê-la.

Então agora é hora de você revisitar o problema que resolve.

Muitas apresentações são feitas baseadas no que o apresentador quer falar, e este não deve ser o foco. Afinal de contas, quem disse que os outros querem ouvir o que você quer falar?

Toda apresentação precisa entregar uma mensagem.

E esta mensagem deve partir daquilo que interessa ao público.

Uma apresentação deve sempre dar algo (entregar conteúdo relevante), e não retirar (querer vender algo).

Para resolver este problema, você precisa criar uma tese.

A tese é o nome que damos à mensagem central da sua fala.

Qual é a mensagem que o seu público sairá após ouvir sua apresentação?

Criar uma tese é simples, mas não tão fácil.

Simples porque existe um método.

Porém, não tão fácil, pois exige que você quebre um pouco a cabeça pra pensar na melhor forma de fazê-la.

Muitas vezes sabemos “mais ou menos” o que gostaríamos de falar, mas temos muita dificuldade de colocar esta mensagem em poucas linhas. Portanto, fizemos um roteiro que poderá ajuda-lo nesta missão.

Geralmente uma tese tem por objetivo resolver um problema e fazer o público entender como pode resolvê-lo. Portanto, baseado nesse assunto que você está pensando, pense qual o problema que você irá propor uma solução. Responda as perguntas:

Respondendo estas perguntas, você já terá uma tese praticamente pronta, bastando juntar suas respostas. Veja no exemplo abaixo:

Depois de responder as perguntas, basta juntar as respostas e você terá a versão final de sua apresentação:

Passo 1.2. Faça uma na sua despensa

Com a tese feita, é hora de buscar conteúdo.

E o primeiro passo é descobrir aquilo que já faz parte de você: suas histórias, seus conhecimentos, suas habilidades.

Vamos começar por suas histórias.

Utilize o poder de suas histórias

A gente reclama tanto da vida, né?

Quando algo de ruim nos acontece a gente fica bravo, triste, pra baixo.

Mas e se eu te disser que a maior frustração da minha vida foi também a melhor coisa que aconteceu comigo?

Como disse no início do artigo, sou formado em engenharia de produção e apesar de ter a certeza de que gostaria de empreender, não tinha nenhuma área em específico que me brilhava os olhos a ponto de investir tempo e dinheiro. Mas sabia que muitos empreendedores de sucesso vieram de grandes empresas, e tiraram de seu aprendizado nessas empresas a ideia para abrir seu próprio negócio. Então, decidi fazer o mesmo.

Comecei a participar de vários processos seletivos para programas de trainee. Em vários deles, não cheguei a passar muitas etapas, mas um em específico tive um bom desempenho.

Cheguei na última etapa muito animado. Estava ali a minha chance de chegar onde ninguém da minha família tinha chegado: trabalhar em uma multinacional gigante e quem sabe, ser um diretor daquela empresa.

E foi aí que algo muito frustrante aconteceu: esta etapa consistia em responder perguntas bem difíceis em apenas 1 minuto, com um microfone e à frente de todas as pessoas que estavam lá, cerca de 200, composto por todos os diretores da empresa e os demais candidatos.

Fui péssimo!

Consegui responder, mas não gostei do meu desempenho.

E se eu não gostei, imagine os diretores.

Mas você sabe, a esperança é a última que morre. Fiquei esperando a resposta da empresa.

Até que recebi o seguinte email:

Pois é! Bateu na trave, mas não entrou.

Mas como isto se tornou a melhor coisa que me aconteceu?

Depois disso, descobri que minha missão era ajudar pessoas a não perderem oportunidades como esta que perdi, por não se comunicar bem.

E então, surgiu a Aptitude.

Todos nós temos histórias. Todos tivemos decepções, alegrias, tristezas, euforias.

E apesar de tudo isto, o que fazemos com todas estas histórias? Deixamos no passado.

Isto é um desperdício imenso!

Nossas histórias moldam quem nós somos, e compartilhar estas histórias podem fazer com que nos tornemos mais interessantes, mais humanos.

Portanto a primeira missão do planejamento é listar suas histórias de vida, principalmente aquelas que fazem parte da sua vida como uma pessoa empreendedora.

Então, responda as seguintes perguntas:

  • Qual foi o momento mais marcante de sua vida?
  • Quais foram os 3 momentos em que você se sentiu mais orgulhoso de si?
  • Quais foram as 3 maiores dificuldades que você já enfrentou na sua vida?
  • Qual foi a história da fundação de sua empresa?
  • Quando você fez uma grande transição em sua vida?
  • Como você se sentiu em todos os momentos das perguntas anteriores?

Dê um sentido à suas histórias

Apenas contar uma história pode ser jogar conversa fora. Nós fazemos isso todo dia com nossos amigos e familiares.

Mas se você quiser utilizá-las para seu benefício, precisa dar um fechamento com propósito.

Para fazer isto, você precisa dar uma moral à esta história.

Afinal, qual foi o aprendizado que você teve a partir deste momento?

O relato que te contei sobre meu fracasso no processo seletivo para trainee de uma grande multinacional é uma história que conto bastante, pois posso utilizá-la para reforçar uma frase que acredito muito:

“Por mais difícil que seja uma situação em sua vida, não jogue a toalha, não desanime, não desista. Talvez, esta péssima experiência pode ser a melhor coisa que irá acontecer em sua vida.”

Para dar um fechamento brilhante para suas histórias responda a pergunta:

O que você aprendeu com isto?

Depois disso, transforme o seu aprendizado em uma recomendação.

Como assim?

Pra facilitar, aqui está um exemplo:

  • História: Perdi uma oportunidade de trabalhar em uma empresa que queria muito por não me comunicar bem.
  • Aprendizado: Aprendi que reclamamos muito dos momentos difíceis da vida, sem se dar conta de que eles é que nos tornam pessoas melhores e moldam nosso futuro.
  • Recomendação: Portanto, se há algo que posso recomendar a você é que seja forte e sempre veja os problemas como formas de crescimento. Pode ser que um péssimo momento hoje se torne a melhor coisa que aconteceu em sua vida, no futuro.

Então a tarefa aqui é a seguinte:

Volte nas respostas das perguntas sobre suas histórias de vida e dê uma moral para cada uma delas.

Descubra seus conhecimentos e habilidades

Antes de descobrir seus conhecimentos e habilidades, você precisa entender de uma vez por todas:

“A maldição do conhecimento é a crença de que todo mundo sabe o que você sabe e que você não tem nada a acrescentar.”

Portanto, esqueça aquele “Nossa, quem sou eu pra falar sobre isso” e vamos em frente.

Responda às perguntas:

  • Que habilidades você tem que você colocaria em seu currículo?
  • No quê as pessoas dizem que você é bom?
  • O que é fácil pra você, mas outras pessoas sofrem para fazer?
  • Quando criança ou adolescência, o que você achava mais fácil fazer?
  • Quais tarefas complexas você organizou e criou um método para torna-lo mais fácil?
  • Quais métodos ou processos você implantou com sucesso?

Não se preocupe em organizar tudo isto. Apenas escreva.

O que você está fazendo aqui é o que chamamos brainstorming de conteúdo.

Busque além do que você tem

Agora que você já fez todo o inventário de sua despensa, é hora de buscar novos ingredientes no mercado.

Por mais que você saiba sobre o assunto, uma pesquisa profunda sobre nossa área pode fazer maravilhas.

Eu posso dizer com toda certeza que nestes 2 anos de Aptitude, o conteúdo do nosso curso mudou no mínimo 4 vezes. Isto aconteceu porque cada livro lido, cada curso feito, cada novo aluno, uma nova ideia de melhoria surgia. E assim fomos implementando estas melhorias aos poucos.

E sim, pode ser que você fique perdido no meio de tanto conteúdo que a internet oferece.

Portanto, criei aqui um método pra você fazer esta pesquisa.

  1. Anote o problema que colocou na tese
  2. Vá no Google e pesquise o problema. Leia os primeiros 10 conteúdos
  3. Vá no Youtube e pesquise o problema. Assista os primeiros 10 vídeos

Eu coloquei apenas estes passos porque acredito que sejam suficientes para que você extraia novas informações valiosas para sua apresentação. Mas a pesquisa pode ser muito mais profunda do que isto.

Ah, não posso me esquecer disso…

Consumir conteúdo é diferente de pesquisar conteúdo.

A pesquisa requer documentação. Você precisa anotar o que tirou de interessante em cada um dos conteúdos. Deixar tudo na cabeça é a certeza de que você apenas jogou tempo fora.

E eu sei que a falta de organização pra documentar estas pesquisas é uma das grandes barreiras que as pessoas têm.

Portanto, criei uma planilha linda, que você irá utilizar para documentar tudo, de maneira simples e rápida.

Passo 2 – Construir

Pronto!

Agora você está cheio de ideias, de histórias, de conteúdo externo.

É muita coisa.

Mas tem um problema: tá tudo bagunçado!

Calma! É assim mesmo. Talvez a ansiedade esteja te matando pra organizar tudo isso.

E é exatamente o que faremos aqui no passo 2, vamos construir.

Como dissemos lá encima, construir uma apresentação é pegar todo o conteúdo que foi criado no Planejamento e organizá-lo de forma que sua apresentação seja de fácil entendimento e que atinja o objetivo que você deseja.

A etapa da construção é dividida em duas etapas:

  1. Criar uma estrutura
  2. Encaixar o conteúdo na estrutura criada, transformando-o em um discurso completo.

Vamos começar então pela criação da estrutura.

Passo 2.1. – Criando uma estrutura

Toda estrutura de uma apresentação se divide em 3 partes:

  1. Início,
  2. Desenvolvimento
  3. Conclusão.

Isso mesmo, igual a aquela redação que você fazia no ensino médio.

Vamos falar então sobre cada uma destas partes.

Parte 1 – Início

Apesar do desenvolvimento ter o conteúdo mais denso, o início é crucial para definir se sua apresentação será um sucesso.

Grandes apresentações com ótimo conteúdo muitas vezes são desperdiçadas por não ter um início forte. Portanto, como uma forma de aumentar sua confiança e, ainda, evitar o nervosismo, defina a frase de início.

A frase de início trabalha algo muito importante em qualquer apresentação: a atenção do público.

Estamos em um mundo lotado de distrações, o que fez com que a atenção das pessoas fosse cada vez mais disputada.

A frase de início deve ser tão impactante, que quem a ouvir deve largar tudo o que está fazendo pra prestar atenção no que virá a seguir. Isto significa que você deve causar no seu público um sentimento chamado curiosidade.

Ouça a frase de início deste TED Talks. Chamou atenção ou não?

PS: se você não manja do inglês, não esqueça de ativar a legenda em português

Então vamos aprender algumas técnicas para criar frases de início impossíveis de serem ignoradas.

Técnica 1 – Faça perguntas curiosas

A maneira mais óbvia é fazer uma pergunta. Mas não qualquer pergunta. Precisa ser uma pergunta surpreendente.

Que questão surpreendente você poderia perguntar sobre seu tópico? Como você pode estruturar sua tese de uma forma surpreendente? Há um exemplo maluco que ilustra o conceito central da sua apresentação?

Exemplo: “Como esta garota de 14 anos de idade com menos de R$200 no banco, deu a sua cidade um salto gigante ao futuro? ”

“Aqui está meu slide de abertura. Você pode imaginar o que seria esta coisa?”

“Está vendo este copo da Starbucks? O que vem primeiro em sua cabeça quando o vê?”

Técnica 2 – Faça afirmações instigantes

Dependendo de seu tema, talvez uma afirmação provoque mais curiosidade do que uma pergunta.

Aqui temos um exemplo de afirmação instigante: um discurso de Frank Underwood na série House of Cards.

Não sei se assistiu o vídeo todo, mas garanto que você se sentiu instigado a continuar.

Outros exemplos:

“Eu vou mostrar um vídeo com um acontecimento que, a primeira vista, pode parecer impossível.”

“A imagem que vocês estão prestes a ver mudou minha vida.”

Técnica 3 – Faça provocações (sem dar spoiler)

Em vez de entregar tudo logo de cara, imagine uma linguagem capaz de seduzir a plateia e fazê-la desejar seguir viagem com você.

Errado: “Hoje vou explicar que o segredo do sucesso do empreendedor é simplesmente isto: determinação.”

Correto: “Nos próximos minutos, pretendo revelar o que acredito ser o segredo do sucesso de um empreendedor, e como qualquer um aqui pode pôr isso em prática. Vocês vão encontrar as pistas no caso que vou começar a contar.”.

Parte 2 – Desenvolvimento

O desenvolvimento pode assustar.

Isso acontece porque trata-se do conteúdo mais denso da apresentação. Mas não precisa ser assim.

Existem várias formas de se estruturar um conteúdo, e isto depende muito da criatividade de quem está elaborando a apresentação.

Mas aqui, não quero que tudo isto dependa da sua criatividade. Vou te dar um formato de estrutura que funciona muito bem para este tipo de apresentação que você está fazendo:

  • Fazer o público entender que existe um grande problema
  • Fazer o público entender quais são as causas deste problema
  • Assustar o público, mostrando as consequências drásticas deste problema para a vida dele
  • Fazer o público enxergar a luz no fim do túnel, mostrando uma solução para o problema
  • Fazer o público achar fácil colocar a solução em prática, dando um método, um passo-a-passo

Parte 3 – Conclusão

A conclusão, assim como o início, é um ponto alto de sua apresentação.

Mas antes de dizer como finalizar sua apresentação, te dou aqui alguns exemplos de como não finalizar sua apresentação:

“Bem, meu tempo acabou, vou ficando por aqui.”

(Como assim? Você não consegui falar tudo porque não soube se organizar?)

“Vou encerrar com este vídeo que resume meus argumentos.”

(Não! Nunca termine com um vídeo. Termine com você!)

“Com isso encerro a discussão. Perguntas?”

(Finalizar assim é a melhor forma de evitar aplausos)

“Obrigado por serem esse público maravilhoso. Adorei cada momento em que estive aqui falando com vocês. Vou guardar essa experiência na lembrança por muito, muito tempo. Vocês foram tão pacientes, e sei que vão levar para casa o que ouviram hoje e fazer algo magnífico com isso.”

(Um simples “Muito obrigado” estaria de bom tamanho).

Quatro maneiras de concluir sua apresentação com chave de ouro

Existem 4 técnicas que você pode utilizar para encerrar seu discurso de forma impactante:

  1. Call-to-action: convide sua audiência a agir em uma poderosa ideia e dê a eles uma forma especifica de fazê-lo;
  2. Comprometimento pessoal: faça o público se comprometer consigo mesmo a tomar uma atitude;
  3. Simetria narrativa: volte atrás de algo que você discutiu no começo e dê à sua apresentação uma conclusão agradável;
  4. Encapsulamento: recapitule ou resuma o caso que você está falando.

Formando a estrutura completa

Com uma frase de início instigante e curiosa, um desenvolvimento sólido e um fechamento impactante, é preciso juntar tudo em um único script, uma única estrutura.

Aqui está o resultado, a sua estrutura final:

Passo 2.2. – Criando o discurso completo

Um discurso por si só é apenas um esqueleto.

Para que este esqueleto se torne um corpo completo, é preciso conteúdo.

E conteúdo  é o que não falta né?

No Passo 1, você se dedicou a reunir vários conteúdos, tanto da sua despensa quanto do mercado.

Para criar o discurso completo, você precisa entender quais dos conteúdos do planejamento você irá utilizar em cada um dos tópicos da sua estrutura.

Por exemplo, no tópico 2 da estrutura, você irá fazer o público entender que existe um grande problema.

Dentro deste problema, quais são as suas histórias de vida que se encaixam aqui?

Imagine que eu, Alisson Batista, esteja criando minha apresentação.

No meu caso, ao falar do problema, eu com certeza acrescentaria:

  • aquela minha história de quando perdi uma grande oportunidade por não me comunicar bem;
  • a história de alguns alunos da Aptitude que perderam oportunidades pela falta dessa habilidade;
  • um estudo que encontrei em minhas pesquisas sobre o medo de falar em público.

Ta vendo? Só neste tópico, já encontrei 3 tipos de conteúdos que posso utilizar.

Ou seja, ao criar meu discurso completo, ficaria mais ou menos assim:

Depois de definir o conteúdo do tópico 2 de minha estrutura, continuaria a fazer o mesmo com todos os tópicos.

Ao fim deste processo, estaria com uma estrutura completamente recheada de conteúdo.

E então, estaria pronto para o Passo 3 – Praticar.

Calma! Pode ser que você esteja confuso.

Passo 3 – Praticar

Sabe quando você vê uma pessoa discursando e pensa: “nossa, como essa pessoa fala bonito”? É uma pessoa que gesticula muito bem, que se posiciona de forma confiante no ambiente em que está, que demonstra total preparo e firmeza naquilo que está falando, que olha para todos que o estão escutando e que altera seu tom de voz de acordo com os momentos da apresentação.

Podemos dizer, com toda certeza, que esta pessoa tem um grande ponto forte: o desempenho. O desempenho é COMO você irá falar seu conteúdo. É neste ponto que conseguimos identificar sinais de nervosismo, medo ou despreparo.

Mas não só de desempenho vive um comunicador.

Na verdade, mais importante do que o desempenho, temos o conteúdo.

Conteúdo é aquilo que você irá falar (bem óbvio esse nome por sinal rsrs).

Então pra ficar claro:

“Conteúdo é o que você fala. Desempenho é como você fala.”

Passo 3.1. – Prática de conteúdo

Vamos ser sinceros, é muito mais fácil entender o que seria treinar o desempenho, né? É aquele cara que fica na frente do espelho repetindo o discurso dele.

Mas e conteúdo? Como eu pratico isso?

Sim, é possível praticar o conteúdo.

A prática de conteúdo consiste em reproduzir o conteúdo que foi planejado e construído por você, para que outra pessoa ouça e dê feedbacks. Nem sempre o que você planejou irá acontecer, portanto é bom você saber se o conteúdo realmente funciona antes mesmo da apresentação.

Me lembro até hoje de um cliente que atendemos. Era um jovem de 20 anos que estava na linha de sucessão de uma grande empresa.

Ele comentou que havia feito uma apresentação para os diretores da empresa, seu pai e seu avô. Porém, ao final da apresentação, ele recebeu um feedback que o surpreendeu:

“Eu entendi a apresentação, mas você falou algumas palavras em inglês que nunca ouvi falar.”

Se ele tivesse feito esta apresentação para outra pessoa antes da apresentação decisiva, talvez este problema ficaria mais evidente e ele mudaria, antes da apresentação com os diretores.

Então, sua missão é fazer esta apresentação para alguém, pedindo um feedback sincero sobre o conteúdo.

Pergunte para esta pessoa:

  • Você entendeu tudo que eu disse?
  • Houve alguma palavra ou trecho que você não entendeu ou ficou confuso?
  • Como você acha que esse conteúdo poderia ser melhor?

Quando estiver ouvindo as respostas, não se justifique. Apenas ouça e anote tudo.

Depois disso, volte ao seu discurso e veja o que pode ser melhorado, baseado nestas resposta que obteve.

Passo 3.2. – Prática de desempenho

Não irei dedicar tanto tempo para falar sobre este aspecto, pois acredito que ele não é extremamente importante para que você possa elaborar sua apresentação-mãe.

Mas com certeza ele é muito importante para colocar em prática sua apresentação, principalmente se for para várias pessoas.

Se você ainda tem dúvidas da importância do desempenho para uma excelente apresentação, este vídeo irá tirar estas dúvidas:

Ao praticar seu desempenho, existem 4 pilares que você deve se atentar.

Estes pilares podem ser divididos em partes do corpo: pernas, braços, boca e olhos.

No esquema abaixo, você descobrirá o que estas partes do seu corpo representam:

Pilar #1 – Presença de palco

Todos os comunicadores que se colocam na frente de suas plateias, assumem seus postos no palco e ficam lá durante todo o seu tempo engessados, raramente manterão o público envolvido e interessado na sua apresentação. 

Saiba para onde vai. Caminhar de um lado para o outro irá deixar o público confuso. Movimente-se com objetivo.

É recomendável que você use a estrutura de seu discurso para planejar qual ambiente irá explorar em cada tópico. Ao definir o ambiente explorado, você irá movimentar-se com objetividade. 

Pilar #2 – Gesticulações

A linguagem corporal acompanha suas palavras, sua ideia, sua entonação de voz e tem uma importância muito grande em uma apresentação.

Existem inclusive diversas bibliografias e estudos que demonstram isso.

Portanto, saiba como melhorar esta habilidade, focando em descobrir seus vícios para evitá-los.

Pilar #3 – Voz

Estar preparado para se por à frente de uma plateia e discursar por minutos ou horas significa estar com sua voz preparada para fazer suas palavras soarem sempre nas entonações e volumes necessários.

Sem sua voz, não há discurso, e saber cuidar de sua voz é importante para que você possa discursar por horas, alcançar diversos entonações e volumes.

Pilar #4 – Conexão Visual

Note que eu disse conexão visual, e não contato visual.

Conexão visual é a forma de se conectar com os outros através de um olhar de atenção.

Certamente alguma vez você já conversou com algumas pessoas e durante a conversa, elas não olharam nos seus olhos, ou olharam de relance.

A conexão visual é essencial no estabelecimento de confiança entre duas ou mais pessoas.

Como o assunto aqui é apresentações, procure sempre dar atenção a todos do público através do seu olhar. Se forem muitos, mire no mais longe da direita, o mais longe da esquerda ou o mais longe do centro. Olhe também para os que estão na sua frente, mas olhe nos olhos. Se forem poucos, procure olhar nos olhos de cada um.

Passo 4 – Apresentar

Chegou o grande momento!

Você dedicou todo esse tempo e estudo para alguns minutos de apresentação

É importante dizer que a apresentação não é o fim do processo.

Ela é apenas a VALIDAÇÃO!

Um grande erro é colocar todas as suas expectativas em um momento único.

Isso é muito frustrante!

O insucesso de uma apresentação é a melhoria para a próxima.

Você ai, empreendedor. Você quer mesmo ser um empresário de sucesso?

Parece uma pergunta sem noção né (óbvio que você quer)

Mas pergunto isso porque, se há uma certeza, é a de que quanto mais você cresce, mais oportunidades de falar sobre seu negócio você terá.

Um cliente, um grande cliente, um grupo de 10 pessoas, uma platéia de 1000 pessoas.

Portanto, se você leva a sério essa história de fazer sua empresa crescer, invista em uma apresentação imediatamente.

Você tem dois caminhos:

  1. Criar uma apresentação meia-boca sobre o propósito de sua empresa agora, e utilizá-la para divulgar seu negócio, melhorando ela com o tempo
  2. Criar uma apresentação em um momento decisivo, quando uma oportunidade surgir, e você, depois que apresentar, descobrir que ela estava meia-boca

A escolha é sua!

Como utilizar a Apresentação-mãe para divulgar seu negócio em diversas ocasiões

No início deste artigo, eu disse que criar uma apresentação-mãe é apenas uma forma de fazer com que você empreendedor saiba divulgar seu negócio da melhor maneira possível e tenha o discurso de sua empresa na ponta da língua.

Disse também que a partir da Apresentação-mãe, você consegue criar várias outras apresentações.

Então agora eu vou te provar isto.

Como ser visto como alguém interessante, se apresentando para um desconhecido em apenas 30 segundos

Você sabe que networking é uma das melhores formas de crescer como empreendedor certo?

Se não sabe, está deixando a maior oportunidade da sua vida passar.

Se você quiser saber mais sobre o que é networking, vai adorar este outro artigo aqui.

Como escalar seu negócio fazendo networking (sem gastar um centavo)

Estou falando de networking porque em um evento, você tem a oportunidade de abordar alguém, se apresentar e quem sabe, divulgar seu negócio.

Mas, infelizmente, a grande maioria perde a oportunidade de deixar sua marca, de ser interessante, de atrair a atenção nesta simples apresentação.

Portanto vou te falar aqui uma técnica simples, mas poderosa, para se apresentar.

Chamo esta técnica de NPBD (nome, público, benefício, dor).

Veja o script:

Nada melhor do que exemplos para entender melhor:

Olá, eu sou Mariae eu ajudo criançasa conseguirem viver uma vida saudável e cheia de energia,evitando assim um grande sofrimento, tanto delas quanto de seus pais.

Olá, eu sou Alissone eu ajudo empresários, profissionais autônomos e profissionais das áreas de vendas, marketing e recursos humanosa conseguirem comunicarem-se com impacto por meio do autoconhecimento,evitando assim que estes percam grandes oportunidades de carreira e não sejam lembrados pelo que fazem.

Olá, eu sou Helenae eu ajudo jovens casaisa conseguirem realizar o sonho de ter a moradia perfeita para eles,evitando assim frustração, reformas ou até mesmo mudanças.

Olá, eu sou Heitore eu ajudo minha famíliaa conseguirem ter um ambiente agradável e confortável de se viver,evitando assim stress e mais preocupações.

Garanto que, se você criou sua Apresentação-Mãe, em um estalar de dedos você vai conseguir fazer esta apresentação rápida.

Porém pode ser que você esteja se perguntando:

“Se eu me apresentar assim, ninguém vai saber o que eu faço de verdade.”

Isso mesmo! Essa é a ideia!

Parece loucura, mas pensa. Se a pessoa está te vendo pela primeira vez, o que ela está esperando?

Com certeza está esperando você chegar dizendo:

“Olá, meu nome é Alisson e sou proprietário de uma escola de comunicação, a Aptitude.”

Aí eu te pergunto: cadê o impacto nisso?

Gerar impacto e atrair a atenção requer fazer algo diferente, algo que faça a pessoa sair do modo automático e pensar “nossa, o que essa pessoa faz?”

Dessa forma, a intenção é gerar curiosidade, e quando você chega e fala o que você faz, a pessoa vai ficar maluca de curiosidade querendo saber o que você faz de fato.

E quando isso dá certo, o que acontece? Ela pergunta.

Em resumo, quando eu chego falando quem eu sou, o meu cargo e minha empresa, estou focado em mim, ou seja, sou visto como alguém interesseiro.

Em contrapartida, quando eu chego falando meu nome, quem eu ajudo, qual benefício ofereço e a dor que evito, estou focando no meu público, ou seja, sou visto como alguém interessante.

Não deixe de colocar isto em prática, você vai sentir a diferença na primeira abordagem que fizer.

Como apresentar o propósito de sua empresa de forma encantadora

De fato, por mais que a gente viva o negócio, muitas vezes é difícil descrever porque nossa empresa existe, qual é o propósito de sua existência.

Se você se identifica com isto, tenho uma boa notícia pra você.

Siga os próximos passos e você terá uma apresentação super impactante sobre seu negócio.

E claro, se você criou sua apresentação-mãe, isto vai ser muuuuuito mais fácil.

Preencha o script abaixo:

Dor e Benefício

Olá, eu sou… (seu nome e sobrenome)

Com meu produto/serviço, meu cliente evita a dor de… (qual a dor que seu cliente evita se tiver seu produto/serviço?)

Com meu produto/serviço, meu cliente tem o benefício de… (qual o benefício que seu cliente adquire se tiver seu produto/serviço?)

Exemplo Aptitude:

Com meu produto/serviço, meu cliente evita a dor de… se frustrar por perder oportunidades simplesmente porque não se comunica bem.Com meu produto/serviço, meu cliente tem o benefício de… ser uma pessoa mais admirada e, com isto, atingir seus objetivos de forma muito mais fácil.

Eu faço (qual é ou quais são os produtos ou serviços que você oferece?)

Exemplo Aptitude:

Eu faço… cursos presenciais, online, in company e consultorias em comunicação.

Como você oferece esse produto ou serviço?

Eu ofereço esse produto/serviço… (qual o diferencial do seu produto ou serviço em relação a seu concorrente? Como você oferece estes produtos ou serviços?)

Exemplo Aptitude:

Eu ofereço esse produto/serviço… trazendo técnicas e conhecimentos em um ambiente controlado, trabalhando a individualidade de cada um, além de proporcionar a oportunidade de aplicar tudo que foi aprendido em um projeto único e personalizado.

Por que você faz isto?

Faço isso porque acredito que… (qual a motivação da você fazer isto? Por que você se dedica a fazer isto e não outra coisa qualquer? Por que o mundo seria melhor com seus produtos ou serviços?)

Exemplo Aptitude:

Faço isso porque acredito que… a comunicação é a habilidade mais poderosa que existe. Acredito que sim, esta é uma habilidade que pode ser aprendida, mas que as pessoas não precisam deixar de ser quem elas são para se comunicar bem. Cada um tem seu perfil. Cada um, dentro de seu perfil, pode se comunicar bem. E acredito também que o processo para se desenvolver essa habilidade pode e deve ser uma jornada emocionante, divertida e empolgante.

Conseguiu?

Gostaria de te dizer algo que talvez você não goste muito.

Na verdade, o que você acabou de fazer aí encima está errado.

Calma, não estou te sacaneando. O que você fez não foi tempo gasto em vão.

A princípio, o conteúdo que você criou não está errado, mas sim a sequência. Vou te explicar.

No livro Comece pelo porquê, Simon Sinek explica:

“As pessoas não compram o que você faz, mas porque você faz”

Seu TED Talks é um dos mais assistidos no mundo. São apenas 5 minutos e 35 segundos de uma aula que todo empreendedor deveria assistir.

Dá uma olhada!

Agora você já entendeu que a sequência que fez no script acima estava errado né?

Então agora, basta mudar a ordem dos fatores e você terá algo surpreendente.

Como apresentar o seu porquê

Para apresentar sua empresa de forma impactante, junte as respostas dos exercícios acima da seguinte forma:

  • Olá, meu nome é… (seu nome)
  • Eu acredito que… (por que você oferece este produto/serviço?)
  • E não só acredito nisto, como tenho a missão de fazer isto acontecer… (como você oferece esse produto/serviço?)
  • E faço isto através… (quais produtos ou serviços você oferece?)
  • Portanto, se você quer evitar…. (qual a dor do seu cliente?)
  • E além disto, conseguir… (qual o benefício que seu produto/serviço oferece ao cliente?)
  • Eu posso te ajudar!

Exemplo Aptitude:

Olá, meu nome é… Alisson

Eu acredito que… a comunicação é a habilidade mais poderosa que existe. Acredito que sim, esta é uma habilidade que pode ser aprendida, mas que as pessoas não precisam deixar de ser quem elas são para se comunicar bem. Cada um tem seu perfil. Cada um, dentro de seu perfil, pode se comunicar bem. E acredito também que o processo para se desenvolver essa habilidade pode e deve ser uma jornada emocionante, divertida e empolgante.

E não só acredito nisto, como tenho a missão de fazer isto acontecer… trazendo técnicas e conhecimentos em um ambiente controlado, trabalhando a individualidade de cada um, além de proporcionar a oportunidade de aplicar tudo que foi aprendido em um projeto único e personalizado.

E faço isto através… de cursos presenciais, online, in company e consultorias em comunicação.

Portanto, se você quer evitar…. se frustrar por perder oportunidades simplesmente porque não se comunica bem.

E além disto, conseguir… ser uma pessoa mais admirada e, com isto, atingir seus objetivos de forma muito mais fácil.

Eu posso te ajudar!

Agora sim, você está pronto pra comunicar seu propósito para o mundo.

Como divulgar seu negócio por meio da Apresentação-mãe e ainda ser pago por isso

Você tem um conteúdo valiosíssimo em mãos.

Este artigo é praticamente um curso.

E apenas ler esse monte de palavras seria um grande desperdício.

Portanto tenho aqui uma dica. Na verdade uma grande provocação!

MARQUE UMA DATA PARA SUA APRESENTAÇÃO!

Mas como assim?

  • Eu estou de quarentena
  • Eu não tenho um público
  • Não me chamaram pra palestrar em lugar nenhum.

Um empreendedor que se preze não fica esperando a oportunidade chegar.

Ele cria suas oportunidades.

Imagina simplesmente esperar o cliente bater na sua porta para atendê-lo? Se você for depender disso, talvez você morra de fome, né?

Pois é, estamos falando da mesma coisa.

Você pode criar a oportunidade de ser ouvido por várias pessoas aí, da sua casa ou empresa.

Quanto custa:

  • fazer uma live no Instagram ou no Youtube?
  • criar o seu evento gratuito no Sympla e começar a cadastrar convidados?
  • ligar a câmera do seu celular e começar a falar?

Isso mesmo…NADA. Tudo de graça.

No dia 8 de julho, organizamos um evento gratuito para professores, trazendo uma convidada para falar sobre como dar aulas no mundo digital.

Sabe quantas pessoas estiveram presentes?

80 pessoas

Foi tanta gente que tivemos que tirar 3 fotos pra mostrar todos hahaha

Agora imagine você falando para 80 pessoas, encantando-as com sua história.

E imagine depois disso, várias delas loucas pra comprarem seus produtos?

Isso é mais do que possível, é necessário. E mais do que necessário, é urgente.

Mas pode melhorar.

Não sei se você se lembra do nome deste artigo.

Como divulgar seu negócio da forma correta e ainda ser pago por isso.

Como ser pago por isso?

Crie seu próprio evento pago!

Em eventos gratuitos, a taxa de desistência sempre costuma ser alta.

Isto acontece porque não houve um comprometimento com aquele evento.

Se a pessoa não comparecer, ela não perderá nada.

Mas se você cobrar 30 reais, as pessoas irão pensar duas vezes antes de faltar neste evento.

Agora imagina que incrível.

Você criando um evento, conseguindo 50 inscrições de R$30,00 cada.

Você estará ganhando R$ 1.500 para divulgar seu próprio negócio.

Logo você que gastava uma grana com panfleto, impulsionamento em redes sociais, outdoor, e várias outras coisas que traziam pouquíssimo retorno.

Sim, é possível!

Só depende de você.

Você está preparado para arrasar!

Ufa…

Você deve estar bem confuso de tanta informação né?

Mas quero que você esqueça por um momento tudo o que aprendeu de técnicas e dicas aqui e volte a se lembrar o porquê você está aqui.

Você está aqui porque:

  • por algum motivo, seu negócio não anda tão bem quanto gostaria.
  • você se sente frustrado por não conseguir divulgar seu negócio da melhor maneira
  • acredita fortemente que sua empresa pode crescer.
  • sabe que seu produto é excelente e que basta as pessoas saberem disso para que ele possa ajudar mais gente.

Eu precisava retomar tudo isto, porque às vezes as dificuldades nos bloqueiam, travam nossa ação. Mas você não pode deixar isto te parar. O mundo está aí, esperando por seu produto, seu serviço, sua empresa, você!

Se você chegou até aqui, é porque você merece ter sucesso.

Na Aptitude temos um curso que acompanha o empreendedor na criação desta apresentação, além de proporcionar para ele o espaço para apresentar essa palestra para um grupo de pessoas que ele mesmo pode convidar. A experiência é fantástica (mesmo sendo no formato videoconferência).

Caso você queira saber mais sobre este curso, é só me chamar no Whatsapp aqui:

Um artigo tão longo assim não é pra qualquer um, e se você dedicou todo este tempo pra absorver todo esse conhecimento que coloquei aqui, você já demonstrou que dedicação não será um problema para conseguir o que quer.

Então agora chegou a sua hora!

Comente aqui abaixo o que sua empresa faz e como este artigo te ajudou a ser um melhor empreendedor.

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