Como convencer as pessoas?

Com certeza, você conhece ou é aquela pessoa que sempre recebe as melhores oportunidades, é chamada para todas as atividades e tem as ideias mais convincentes?

Você pode até pensar que essa pessoa é apenas sortuda ou muito simpática, mas, na verdade, essas oportunidades surgem porque ela domina seu nível de persuasão.

Na aula de hoje, vamos explorar mais sobre como tornar suas ideias mais atraentes.

Vamos lá?

O que é uma comunicação convincente?

Pessoas com uma comunicação mais persuasiva sabem apresentar suas ideias de maneira convincente. Elas conseguem influenciar os outros a seguirem suas sugestões e preferências com mais facilidade.

É um equívoco pensar que persuasão é algo negativo; muitas vezes, isso ocorre porque as pessoas confundem persuasão com manipulação.

Manipulação envolve enganar e convencer com informações falsas ou distorcidas, enquanto persuasão é a habilidade de convencer, inspirar, induzir ou motivar alguém a agir de uma determinada maneira.

A persuasão é baseada em informações verdadeiras. Pessoas com ideias convincentes são aquelas que conseguem identificar as necessidades dos outros e interagir de maneira adequada para gerar convencimento.

Por exemplo, ao comprar algo, encontramos um vendedor que entende nossas necessidades, cita experiências semelhantes e demonstra por que determinado produto é o mais adequado, influenciando nossa decisão de compra.

Como ter uma comunicação convincente?

Agora que você já sabe de tudo isso, apresentaremos um passo a passo prático para tornar suas ideias mais convincentes:
 
1. Organize suas ideias

As pessoas só acreditarão em você se seus argumentos forem coerentes e bem fundamentados.

Para organizar suas informações, busque conhecimento em fontes confiáveis e respeitadas. Traga dados, fatos e pesquisas recentes que sustentem suas ideias.

Outro fator determinante é contextualizar a origem da sua informação.

Imagine uma reunião de negócios na qual você precisa convencer seus gestores a aceitar seu projeto de implementação de um novo processo para a empresa.

Se você chegar despreparado e apenas apresentar sua ideia, é provável que ninguém se convença. No entanto, ao contextualizá-la dentro da realidade da empresa, a proposta se torna mais clara e assertiva.

Por exemplo, você pode começar apresentando uma pesquisa com dados sobre esse novo processo, ou mostrar artigos de outras empresas que adotaram o mesmo método com sucesso. Para complementar, você pode apresentar os números atuais da sua empresa e uma projeção futura após a implementação do novo processo.

Percebe a diferença entre uma ideia “jogada” e uma bem estruturada e apresentada?

Usando essas técnicas, você transmite muito mais credibilidade e torna a informação mais tangível, demonstrando que se preparou para defender sua proposta


2. Reconheça as necessidades do outro

Para ter ideias atrativas, é fundamental identificar as necessidades do outro. Isso exige ouvir atentamente o que ele está dizendo. Quando você compreende realmente as preocupações e desejos da outra pessoa, fica mais fácil adaptar sua mensagem para atender a essas necessidades.

A verdade é que as pessoas gostam de ser ouvidas. Algo simples como pedir para a pessoa falar mais sobre determinado assunto ou solicitar um esclarecimento sobre um ponto da conversa mostra que você está prestando atenção e que também se interessa por ela.

Essa atitude abre espaço para que você possa falar mais e inserir suas ideias na conversa, gerando mais respeito e atenção entre as partes.

 

 3. Cuide da sua linguagem corporal

Para transmitir suas ideias com clareza, é fundamental tomar consciência dos seus gestos e expressões faciais.

Mantenha uma postura ereta, com ombros abertos, demonstrando credibilidade e segurança. Os gestos devem ser convidativos e estar dentro da esfera de energia – abaixo do queixo e acima da linha da cintura. Além disso, é indispensável manter o contato visual com o outro.

Sua linguagem corporal tem o poder de envolver o público e convencê-lo da validade do que você está falando. Com isso, podemos dizer que a maneira como você se expressa é tão importante quanto o que você está dizendo.

 

4. Atenção ao tom de voz

O tom de voz também é fundamental para tornar sua ideia atrativa. Se for necessário usar um tom mais firme, mantenha sempre a educação. Não é preciso ser arrogante ou grosseiro para expor seus argumentos.

 5. Acredite na sua ideia

Quando você está seguro da qualidade da sua ideia e a apresenta de forma eficaz, eventualmente as pessoas começarão a captar o seu ponto de vista.

Entretanto, é importante lembrar que pode ser necessário dar tempo e espaço para que os outros processam e compreendam o que você está transmitindo. Confie no seu trabalho e na forma como o apresenta, e dê aos outros a oportunidade de entender e avaliar suas ideias com calma. 

Portanto, ao falar sobre ideias atrativas, evite usar expressões como “eu acho que…” ou “é possível que…”. Essas palavras transmitem incerteza e podem enfraquecer a sua argumentação.

Prepare-se e pratique, com tudo organizado, tenha confiança ao apresentar o seu discurso. Para convencer os outros, é essencial primeiro estar convencido da qualidade da sua própria ideia. Confiança e preparação são fundamentais para levar sua ideia adiante.

Ainda não é aluno(a) da Universidade e quer aprofundar seus conhecimentos e adotar um estilo de vida comunicativo?

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