Arrogância? Como lidar?

Lidar com pessoas arrogantes nunca é uma tarefa fácil. Seja na família, entre amigos ou no ambiente de trabalho, conviver com alguém desse perfil exige paciência, habilidade e uma grande dose de diplomacia.

Se essa pessoa estiver em um grau hierárquico superior, nossa missão se torna ainda mais difícil, exigindo muitas estratégias para evitar que a convivência se transforme em um tormento.

Mas, precisamos considerar que nós “podemos ser a tal pessoa arrogante” e aí, o desafio se torna ainda mais complexo, e é sobre isso que vamos conversar na aula de hoje, vamos lá?

Afinal, quem está sendo arrogante?

Pessoas arrogantes estão por toda parte, e quando precisamos conviver com elas, temos duas alternativas: aprender a lidar com elas ou tentar ajudá-las a mudar. Além disso, como mencionamos anteriormente, também existe a possibilidade de que nós sejamos os da história.

Podemos identificar uma pessoa arrogante como alguém que se considera superior aos outros, valoriza apenas suas próprias realizações e tende a minimizar as conquistas dos demais. É alguém com pouca ou nenhuma demonstração de humildade (aposto que neste momento, você deve estar pensando em algumas pessoas por aí).

Mas não para por aí: o arrogante geralmente possui uma fala agressiva, pouca (ou nenhuma) empatia, é soberbo, vaidoso, individualista, autoritário, entre outras características. Em geral, as atitudes dessa pessoa visam constantemente impor suas ideias e opiniões.

Consequentemente, essa luta incessante por imposição gera um ambiente muito desconfortável e, na maioria das vezes, acaba afastando as pessoas. Isso só não ocorre quando o arrogante trabalha no mesmo local ou, pior ainda, é nosso gestor. O que fazer então? Pedir demissão?

Quando isso ocorre, existe uma dificuldade ainda maior de convivência, pois o respeito à opinião e ao posicionamento das pessoas praticamente inexiste. E, desta forma, como lidar com esta situação? Esse é um dos grandes questionamentos das pessoas que convivem com alguém arrogante.

Como lidar com essas pessoas?

O ideal seria conseguir mudar essa conduta nos outros. No entanto, a mudança não depende exclusivamente de nós, mas da vontade de superação da própria pessoa. Portanto, precisamos nos preparar e aprender a lidar com isso, na tentativa de amenizar a situação e criar um ambiente mais harmonioso.

Veja a seguir algumas formas de conviver com essas pessoas:

1 – Evite discussões: não entre em discussões com um arrogante, pois isso é exatamente o que ele quer para desestruturá-lo e se sentir superior. A busca por confrontos é uma característica constante de suas ações. Não forneça a esse tipo de pessoa o que ela deseja.

2 – Seja autoconfiante: quando estamos seguros de nossas opiniões e capacidades, conseguimos nos blindar contra as tentativas de disputa de alguém arrogante. Confie em sua capacidade e não se deixe abalar pelos ataques.

3 – Evite discordar: discordar de um arrogante apenas aumenta sua necessidade de provar que ele está certo e você está errado. Embora existam situações em que o embate será inevitável, sempre que possível, evite perder tempo com essa situação.

4 – Reconheça as provocações: a pessoa arrogante está sempre provocando os outros, seja com falas agressivas, gestos de superioridade ou provocações. O objetivo é massagear seu ego e se sentir mais importante. Não caia nessa armadilha.

5 – Ignore intimidações: um arrogante procura sempre intimidar as pessoas, diminuindo-as e fazendo com que percam a confiança. O autoritarismo está presente nesse esforço de diminuir os outros para se sentir superior. Não dê importância a essas atitudes e siga seu caminho.

 

E quando você é o arrogante da história?

Para deixar de lado a postura arrogante, existem maneiras muito eficazes. Ela não contribui em nada para sua vida, apenas dificulta conviver em ambientes saudáveis, fazer amizades e ganhar o respeito dos outros. Para ajudar nesse processo, aqui estão três dicas que vão remover a arrogância do seu caminho:

DICA 1 – Valorize o ponto de vista das pessoas. É fundamental não apenas dar importância aos outros, mas também abrir caminho para relacionamentos mais saudáveis. Lembre-se de que não se avança na vida pisando nos outros. Quem adota essa postura só atrai inimizades e vive em constante alerta. Aprender com as opiniões dos outros pode proporcionar um crescimento muito maior do que tentar diminuí-los para se sentir superior.

DICA 2 – Reconheça e valorize as conquistas das pessoas. Ninguém alcança o sucesso sozinho. Estamos todos interligados na sociedade e nossas ações influenciam e dependem dos outros. Evite pensar que pode fazer tudo sozinho; isso só resultará em isolamento e perda de relevância nos ambientes que frequenta. Tanto como gestor quanto como colaborador, valorize sempre as contribuições dos outros. Colherá os melhores frutos agindo assim, sem dúvida.

DICA 3 – Tenha uma escuta ativa. Evite ser aquela pessoa que fala sem parar ou que interrompe os outros. Escutar ativamente não só conquista as pessoas, mas também permite aprender com diferentes perspectivas. Não seja aquele que já está preparando uma resposta antes mesmo do outro terminar de falar. Pratique fazer pausas, ponderar e analisar as opiniões dos outros. Isso afastará a arrogância de vez da sua vida e contribuirá para sua felicidade pessoal e profissional.

 

Como a comunicação pode te ajudar?

Enfim, agora que você compreende os desafios de lidar com a arrogância, tanto em si quanto nos outros, é hora de investir em uma habilidade que promova uma mudança positiva em sua imagem e o ajude a viver com mais leveza e segurança. Conheça a Universidade da Comunicação e dê o primeiro passo rumo a uma comunicação mais assertiva e relações mais harmoniosas.

Ainda não é aluno(a) da Universidade e quer aprofundar seus conhecimentos e adotar um estilo de vida comunicativo?

Compartilhe:

Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.