Alta performance.
Aí estão duas palavras que estamos ouvindo cada vez mais e mais. No entanto, esse conceito, na maioria das vezes é associado apenas à produtividade no ambiente profissional, e pouco se fala sobre a importância que a alta performance tem na vida pessoal (afinal, por trás de todo CNPJ existe um CPF). Por isso na aula de hoje faremos um alerta, direto e sem dó.
Está pronto(a)?
“Dia a dia focado somente no campo profissional é sinal de uma vida – e performance – limitada.”
Jim Rohn, o “poderoso chefão” da indústria do desenvolvimento pessoal, explica: “seu nível de sucesso raramente excederá seu nível de desenvolvimento pessoal, pois sucesso é algo que você atrai pela pessoa que se torna”. No ambiente corporativo, as metas tendem a estarem atreladas à cobrança externa (do cliente, do supervisor, da gerência…), já no universo da alta performance pessoal é você com você mesmo. O fato é: quem é capaz de criar disciplina e ter alta performance no âmbito pessoal, consequentemente se destaca no âmbito profissional.
Agora vamos refletir…
Você está conseguindo manter um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional?
Como a sua performance pessoal está impactando na profissional?
Se está sentindo que perdeu um pouco o equilíbrio, está focado demais no profissional e deixando de lado sua performance pessoal, fica tranquilo(a). Esse é o mal comum.
É para ajudar pessoas como você que desenvolvemos essa aula apresentando 12 passos simples e eficientes para alavancar sua performance pessoal (lembrando que aqui a gente vive o que ensina)
- Conheça e controle seus pensamentos
Por trás de toda ação, há um pensamento. Lembre-se que a sua “forma de pensar”, vai com você para todos os lugares.
Então, reserve um tempinho (10 a 15 minutos diários) para organizar e estudar essas suas forças internas, seus “pensamentos”. Esse novo hábito vai te ajudar a se conhecer melhor e ter mais autoconfiança.
Mas como fazer isso?
O importante é que você encontre a sua maneira de fazer. A nossa sugestão é: coloque em um papel! Escreva (para você mesmo)! Dê vida aos seus pensamentos.
Por exemplo: escolha uma situação (reunião, viagem profissional ou pessoal) que você vai viver e anote quais pensamentos você pode ter naquele momento e quais você quer ou não ter em sua mente. Pense em formas de defender-se dos pensamentos ruins e de como fortalecer os bons.
Após ter vivido a situação, você pode escrever como foi a sua performance durante a experiência – o que ajudou e o que pode melhorar para a próxima. Pouco a pouco você ganha domínio – e muita força.
Simples, né?
- Não compare o seu bastidor com o palco de outra pessoa
Cada um é cada um. Ponto.
Não adianta se comparar com o outro e, muito menos, querer impressioná-lo.
Foque suas energias em sua própria vida e cultive, cultive muito, a vontade de tornar-se a melhor versão de você mesmo.
Leia, estude, faça cursos, inspire-se, conheça pessoas que te impulsionam e busque, sempre, ser pelo menos 1% melhor a cada dia.
- Foque nos seus objetivos
Tem dias de sol e tem dias de chuva preguiçosa. (e ta tudo bem, ok?)
A recordação de seus objetivos e do seu propósito é que vão te manter motivado(a) todos os dias, sem exceção.
Por isso, crie um mural de visualização de seus objetivos e todos os dias dê uma boa olhada nele.
Dica: o que colocar no seu mural?
As conquistas futuras que você considera mais importante para você. Você sonha em ter uma casa de praia? Coloque então uma foto dessa casa. Deseja realizar uma palestra em um auditório lotado? Coloque então uma foto que represente essa realização.
- A excelência é trivial (lembra dessa aula?)
Quer aumentar sua alta performance individual? Aprenda então a construir hábitos que seja constantes e não somente ações isoladas. Lembre-se: até os maiores edifícios são construídos tijolo por tijolo e não de uma só vez.
A dica aqui é a seguinte: a cada novo hábito deixe atrelado uma recompensa (aprenda a recompensar o processo). E de forma simples. Não precisa viajar demais, não.
Por exemplo: após ter feito seu exercício pela manhã, o banho pode se tornar uma recompensa – parece que você fez por merecer aquela ducha gostosa relaxante.
- Pequenas vitórias, grandes resultados.
Cada pequeno avanço, cada tijolinho, merece (e deve) ser comemorado.
Aumente seu nível de alegria e boa disposição seja com um leve e discreto soquinho no ar ou com uma festa e tanto, mas não perca a oportunidade de comemorar suas pequenas vitórias.
- Conviva com pessoas que te inspiram
Suas companhias, queira você ou não, vão te influenciar. Para o bem (para a alta performance pessoal e profissional) ou não.
Você é a média das 5 pessoas que mais convive ( e não, essa frase não é piegas).
Cerque-se de pessoas que te inspirem a ser melhor, a ir além. E não se sinta inferior ao estar com pessoas que considera “melhores” do que você; pelo contrário, sinta-se inspirado(a) a tornar-se melhor.
- Falhe até chegar lá!
Você nasceu sabendo andar? Alguém que você conhece nasceu sabendo andar?
Cair e levantar é o processo natural para qualquer aprendizado. Trate o erro apenas como um resultado não desejado. Aprenda a extrair aprendizado dos erros e seja ágil em errar rápido para aprender mais rápido ainda.
- Seja grato(a)!
É inversamente proporcional: da mesma forma que se queixar vai te sugar energia, agradecer, por outro lado, vai te encher de energia para aumentar sua performance pessoal.
Experimente dedicar de 1 a 5 minutos no começo, ou no final de cada dia, para escrever (para você mesmo) uma lista de coisas pelas quais você é grato(a). Você vai se surpreender com o resultado.
Com o passar dos anos, deixamos de apreciar e amar aquilo que sempre desejamos. Cultive sua gratidão por algo que você sempre quis ter.
- Esteja presente
A capacidade de manter-se calmo(a) e desfrutar ao máximo do momento presente é algo poderosíssimo (nos dias de hoje, cada vez mais difícil).
De olhos fechados ou mesmo abertos, respire com intenção e, aos pouquinhos (sem se culpar se sua mente divagar), vá aprendendo a silenciar seu mundo interno – e desfrute de silêncio. Meditar não precisa ser (e nem é) um evento super-mega-hiper-ultra complexo que faz tanta gente achar que não consegue se acalmar por vontade própria e “meditar” um pouquinho. É apenas respirar tranquilo e em paz.
- Cuide da sua saúde
Com a maior boa disposição de ânimo, mas sem saúde física, você não conquista nada.
Por isso aqui vão 3 dicas básicas para você cuidar bem da sua saúde:
Exercício físico pode ser feito até em casa.
Comida é o alimento do seu corpo. Coma mais verduras e frutas no dia a dia e tenha em mente que doce e carboidrato o tempo inteiro podem (e vão) diminuir a sua performance.
Tão importante quanto o que você come, é como você come. Se possível, não coma cheio de pressa, em locais super barulhentos. Desfrute e valorize seu alimento.
- Dormim bem é fundamental
Dormir é uma parte importantíssima para a saúde e para a alta performance pessoal. (não romantize o dormir pouco, ok?)
- Busque pelo equilíbrio
Descansamos não só quando dormimos.
O equilíbrio é fundamental para recuperar suas energias e desfrutar suas conquistas. Desligue por alguns instantes das tarefas, compromissos e volte depois ainda mais forte, mais equilibrado, para realizá-las.
Conclusão
Seu desenvolvimento pessoal não é submeta. É meta prioritária e constante. É carro chefe da sua empresa. Como você vai oferecer um bom serviço se não está bem organizado(a) e preparado(a)?
Lembra do início da aula? Por trás de todo CNPJ bem sucedido há um CPF.
Mas, essa busca por desenvolvimento pessoal também requer alguns cuidados. A procrastinação é a grande vilã que engana quem não tem decisão.
Como evita-lá nesse processo?
Além de pôr as dicas acima em prática, saiba que a Aptitude está aqui pra dar o impulso que vai fazer você acelerar e ir além em seus resultados.
Ainda não é aluno(a) da Universidade e quer aprofundar seus conhecimentos e adotar um estilo de vida comunicativo? |