Abrir portas

Infelizmente a construção de muros nos relacionamentos é mais fácil do que abrir portas, seja pessoal ou nas organizações.

Provavelmente no seu universo pessoal você se identifica mais ou se identifica menos com algumas pessoas. Nas organizações muitas vezes nem conhecemos profundamente outros parceiros de trabalho, mas já existe um pensamento de rejeição. Esses são os muros. 

Nos antecipamos e já os criamos. 

“Há pessoas que vivem em solidão, porque construíram muros em torno de si, ao invés de pontes ligando–as a outros.” Professor Jerônimo

Segundo a Psicóloga Sarah, isso acontece devido: Em nossas relações, quando algo não vai bem, e não estamos dispostos nem interessados em nos esforçar, abdicar, amar incondicionalmente e/ou aceitar as diferenças, “construímos um muro”, porque é mais fácil deixar de falar com fulano ou ciclano do que resolver o conflito. 

Seja nas empresas como na vida pessoal, o relacionamento interpessoal acontece a partir de duas pessoas e se não criamos pontes entre nós as consequências dessa ruptura deixam uma história sem vitórias nem crescimento, experiências tristes de combates. 

Por vários motivos no ciclo da vida não olhamos para as oportunidades, ou melhor, para criar pontes e abrir portas, estamos com o piloto automático ligado na rotina, o que não nos permite sair do foco. 

Mas qual empenho preciso ter? 

Vamos juntos fazer uma analogia com essa porta.

Imagina você à frente dessa porta linda e totalmente bordada de ferro, com lindas folhas, entrelaçados de curvas, figuras de animais em alto relevo, em alguns pontos nem transparência existe, fica difícil enxergar com nitidez e acima de tudo imagine o peso da porta.  

Porém em alguns pontos tem uma transparência e dependendo da sua altura ainda assim é possível observar alguma paisagem, panoramas, cenas, perspectivas e horizontes, no entanto nada é tão nítido, evidente e leal. 

E o que a falta de nitidez causa?

Se não é uma cena real, estamos na percepção e enquanto nosso cérebro trabalha ao nosso desfavor, mantemos a primeira captação. 

Em outras palavras, na vida a falta de comunicação para sair da percepção e constatar a realidade pode gerar muros. 

Para a criação de pontes é necessário sair da percepção e constatar.  Existe uma luz no fim do túnel!

comunicação ainda é a primeira grande aliada para a construção de pontes, fazendo dela sua maior parceira.

Minha sugestão é usar a gentileza e o Método SSS:

Surpresa por não ter compreendido o que está acontecendo?  

Simples, na construção da comunicação, faça perguntas e tire dúvidas.

Satisfação ao final, alinhe os pontos de concordância da conversa e agradeça. 

Comunicar é fundamental para abrir portas e construir pontes!


Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.