Abra seus olhos

O que é este símbolo?

Primeiramente, devo começar dizendo que tudo são símbolos. Vocês conseguem compreender o que estou escrevendo porque conhecem alguns símbolos (Alfabeto) que, após serem organizados em uma forma lógica, envia uma determinada mensagem.

Sempre que reconhecemos algum símbolo novo, implementamos uma carga energética baseada em nossos pensamentos, crenças, valores e individualidade.

O símbolo CORNA, que citei ali em cima, possui pelo menos 4 significados diferentes que foram dados de acordo com quem o olhava. Alguns acreditam que simboliza maldição, outros que se trata de algo do diabo. Há aqueles que acreditam que é um sinal de aprovação, e para o Ronnie James Dio que ficou conhecido por popularizá-lo no heavy metal, era um símbolo que ele aprendeu com sua avó para afastar o mau-olhado.

Ok Mateus, já entendi que tudo são símbolos e cada um possui uma carga energética dependendo de quem olha, mas aonde você quer chegar?

Hoje, a COMUNICAÇÃO muitas vezes é vista com os olhos errados.

O medo de falar em público é um dos mais frequentes e quando comparamos com os outros que ocupam o topo desta lista, percebemos que é o único que não mata! Muitas pessoas vêem este momento como algo assustador e desconfortável, elevando uma carga energética extremamente negativa, e impossibilitando que a pessoa vivencie boas experiências.

O primeiro fator que permite que isso aconteça é a alimentação da carga energética errada:

O ser humano irá passar por diversas experiências durante a sua vida, algumas positivas e outras nem tanto, e é esta dualidade permite que cada um de nós evolua e se torne uma pessoa cada vez melhor. 

Momentos bons e prazerosos são importantes para nos motivar a viver a nossa verdade, a vida que realmente desejamos. Momentos ruins e desconfortáveis são importantes pois nos ensinam lições para valorizarmos a vida. O que seria da alegria se não houvesse tristeza?

A grande chave é: qual é a carga energética que estamos alimentando?

Pensa comigo: independente da carga, sendo positiva ou negativa, quanto mais a alimentamos, mais intensa ela fica. Nós somos muito críticos com nós mesmos na maioria das vezes. Não valorizamos nossas conquistas e nos martirizamos por anos devido a pequenos fracassos. 

O segundo fator é a fraqueza:

As pessoas estão fracas, e qualquer obstáculo é forte o suficiente para elas desistirem. Enquanto as pessoas não usufruírem de seus fracassos para se tornarem mais fortes, jamais poderão ir para o próximo “nível”. É da natureza humana buscar prazer e evitar dores, mas lembre-se que para viver os seus sonhos sacrifícios são necessários. Fugir não será a solução.

E o terceiro, mas não menos importante, as pessoas não sabem o que querem e não percebem o quanto uma boa comunicação auxiliaria na realização dos seus sonhos. Quanto mais o tempo passa, mais as pessoas preferem olhar o exterior ao invés do interior: 

  • Acreditam que é muito mais interessante ficar de olho na vida de milhares de famosinhos do Instagram, do que olhar para si e viver. 
  • Acreditam que é muito mais fácil copiar um exemplo sólido que já foi testado e aprovado, do que descobrir quem ela realmente é. 
  • Acreditam que é mais proveitoso viver uma fraude baseada em aparências, mostrando que é feliz ao invés de realmente ser feliz. 

Para quem não sabe quem é e o que quer, é desafiador seguir um caminho bem definido e identificar quais ferramentas seriam úteis desenvolver para esta jornada.

Estes tópicos causam diversos problemas, como: Não utilizar todo o seu potencial e viver a vida toda sendo medíocre, desperdiçar inúmeras oportunidades e o pior, deixar de lado a sua própria felicidade para viver uma vida que na verdade não queria, mas que é mais “fácil”.

Lembre-se que todas as escolhas trazem consigo renúncias. Você escolher realizar as atividades necessárias para a sua evolução fará com que você renuncie diversas coisas, como tempo, energia, e recursos financeiros. Você escolher não fazê-las traz uma renúncia que considero ainda pior, a de nunca viver os seus sonhos.

Mas Mateus, como assim? Eu não quero deixar de lado a vida que eu sempre sonhei, eu não quero deixar de lado os meus sonhos, como que eu faço para mudar esta história?

Vamos lá, o que precisamos fazer é alterar a carga energética da comunicação, desprendendo aquela negativa e implementar uma positiva.

Gosto de utilizar um método chamado RAD para me ajudar nesta alteração:

1° Passo: Reconhecer

A primeira ação é identificar quais são os símbolos que precisarão de alteração de carga energética. É entender o que é que está carregado com uma energia que não está nos ajudando a conquistar nossos sonhos. Faça uma lista das palavras que vem à sua cabeça quando pensa em se comunicar e defina a carga energética que está acompanhando cada característica.

2° Passe: Alterar a carga energética

Agora precisaremos encontrar alguma outra linha de raciocínio que permita retirarmos a carga que não queremos e colocarmos a que desejamos.

No caso que estamos conversando neste momento, uma pessoa que não gosta da experiência de se comunicar deseja mudar esta carga negativa para uma positiva, então vamos lá:

Pensamento: Falar em público é uma experiência horrível;

Exemplo de pensamento com carga alterada: Falar em público é uma grande oportunidade.

Pensamento: Eu me sinto envergonhado/tímido/incomodado com tantas pessoas me julgando;

Exemplo de pensamento com carga alterada: Eu me sinto lisonejado/honrado/empolgado com tantas pessoas me ouvindo.

Pensamento: Eu fico muito nervoso quando vou me apresentar;

Exemplo de pensamento com carga alterada: Eu fico muito empolgado quando vou me apresentar.

E assim por diante. Ao invés de alimentar uma carga energética que não queremos, gastamos todas as nossas energias alimentando aquelas que realmente nos ajudarão.

3° Passo – Disciplina

Prezo sempre por um processo um pouco mais lento, porém constante. Nunca se esqueça: consistência é melhor que intensidade. Não adianta fazer mudanças incríveis de uma hora para outra e não mantê-las em sua vida. O intuito aqui é começarmos devagar e ir intensificando com o tempo. Se nunca falei em público na minha vida, talvez se eu entrar em uma sala com 1000 pessoas me sentirei mal, e não é o que queremos.

Em um primeiro momento, comece a falar mais em situações que está na presença somente das pessoas que gosta. Conforme for adquirindo confiança, comece a falar com as pessoas que não se sentia tão à vontade e por fim, vai aumentando cada vez mais este número.

DISCIPLINA é a chave para fazer este processo pelo maior tempo possível e não parar no meio do caminho. Todos os dias questione-se “ que posso realizar hoje para me aproximar dos meus objetivos?”. Disciplina é fazer o que precisa ser feito todos os dias!

Obs: Neste artigo estou utilizando como exemplo a comunicação, mas vale a pena ressaltar que podemos utilizar este método em diversas situações do nosso dia a dia

É claro que não adianta nada eu falar tudo isso e vocês não aplicarem. 

Nem sempre vocês terão alguém puxando vocês pela mãozinha e dizendo “Venha comigo, eu te protejo” rs, mas o melhor de tudo é que você pode realizar seus sonhos! Você precisará pagar um preço, mas você consegue! Só depende de você!

Até quando você vai continuar desperdiçando a sua vida vivendo de uma forma que não gosta? Lembre-se, você tem apenas uma chance de vivê-la da forma que sempre sonhou! 

Vamos começar a mudança hoje! Aplique o Método RAD e prepare-se para viver o seu sonho.

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.