Prometemos na semana passada e estamos aqui para entregar.
Sua aula semanal e parte 2 do mergulho profundo no livro “Comece pelo Porquê” acaba de chegar.
Vamos lá?
Foco no conteúdo
Bom, não vamos estender a aula de hoje com introduções. Portanto, se você ainda não mergulhou no conteúdo da aula da semana passada, faça isso antes de continuar.
Como funciona nosso cérebro?
Terminamos a aula anterior entendendo mais sobre o “Círculo Dourado”, na aula de hoje, veremos que os níveis do Círculo Dourado correspondem exatamente aos níveis do cérebro humano.
O neocórtex corresponde ao “o quê”. É dele que vem o pensamento racional, o analítico e a linguagem. O sistema límbico corresponde ao “porquê”. É daí que vêm os sentimentos e emoções, e também é onde as decisões são tomadas. Essa parte do cérebro não tem controle sobre a linguagem, por isso é difícil descrever nossos sentimentos.
Quando você se comunica de fora para dentro, você pode fornecer todos os fatos e números, mas não envolve a parte do cérebro que toma decisões. É por isso que as pessoas têm a sensação de que algo “não parece certo”, mesmo que algo pareça racional.
Quando você se comunica de dentro para fora (Começando pelo Porquê), está falando diretamente com a parte do cérebro que controla a tomada de decisões. Então, a parte linguística do cérebro, o neocórtex, racionalizará a emoção ou sentimento por nós, e isso traduzirá em uma comunicação clara do seu propósito, ou seja, uma comunicação clara do seu “porquê”.
“Decisões instintivas” e “pensar com o coração”, na verdade acontecem no sistema límbico. É por isso que essas decisões demoram mais tempo e parecem difíceis.
O sistema límbico é tão poderoso que, muitas vezes, supera o pensamento racional. É aqui que surge mais um grande aprendizado com o Sinek.
Os 3 pilares do Golden Circle
Para que o Círculo Dourado funcione, ou seja, para que uma pessoa ou empresa consiga, de fato, se conectar ao seu propósito, ao seu “porquê” (antes de tudo) e com isso consiga inspirar, é necessário que cada uma das partes estejam em equilíbrio e na ordem certa.
Precisamos ter clareza do “porquê” – É preciso ter clareza e consciência do seu porquê, para conseguir comunicar de maneira clara o seu propósito.
Ter a disciplina do “como” – “Falar é fácil, o difícil é fazer”. Encontrar o seu “porquê” é a parte fácil, porém, dedicar-se a isso todos os dias requer muita disciplina.
Ter a consistência do “o quê” – Se você for consistente com o que diz e com o que faz, você se tornará mais autêntico e verdadeiro e é isso que gera confiança. “Falar é fácil, o difícil é fazer todos os dias”.
Seguir o Círculo Dourado é seguir um método de comunicar-se de forma consistente e clara com aqueles recebem sua mensagem. Por isso, você deve entender e refletir sobre o seu propósito e ter certeza de que tudo o que diz e faz é consistente e autêntico com ele.
A confiança também importa
A confiança é um sentimento, ela está ligada com emoções, valores, crenças e propósitos. Confiamos em algumas pessoas e empresas mesmo quando as coisas dão errado, não é mesmo? Por outro lado, não confiamos em outras, mesmo que tudo tenha acontecido exatamente como deveria.
Você conquista confiança comunicando-se e demonstrando que a possui, e se comporta com os mesmos valores e crenças em que acredita, ou seja, você tem clareza sobre o seu porquê demonstrando que acredita nele através de como realiza suas ações e o que são os resultados dessas ações. Quando todos os três estão em equilíbrio, a confiança é construída.
Para consolidar o seu “porquê”
Muitos pensam que o “porquê” vem de imaginar o futuro, pensar no que se quer alcançar e depois descobrir uma estratégia para chegar lá. Porém, o “porquê” vem do passado, ou seja, de experiências da vida. Todo mundo tem um “porquê”.
O “porquê” é um processo de autoconhecimento, ele já está dentro de você e, uma vez que você o encontra e o conhece, a parte mais difícil é permanecer fiel a ele.
Aplique tudo o que aprendeu até aqui e viva o seu porquê, na prática.
“Você é seu melhor concorrente. Trabalhe para ser sua melhor versão, dia após dia.”
Ainda não é aluno(a) da Universidade e quer aprofundar seus conhecimentos e adotar um estilo de vida comunicativo? |